Apoio de 2,5 milhões vai formar mil imigrantes no setor do turismo
O Governo prevê que a dedicação de 2,5 milhões de euros do orçamento do Turismo de Portugal à formação de imigrantes para trabalharem no setor vai abranger mil pessoas numa primeira fase.
O apoio de 2,5 milhões de euros, retirados do orçamento do Turismo de Portugal, à criação de um “programa de integração de migrantes e refugiados”, conforme anunciado pelo Governo no âmbito da apresentação do plano Acelerar a Economia, vai permitir formar mil pessoas na sua primeira fase, segundo uma estimativa avançada por fonte oficial do Ministério da Economia ao jornal Público.
Sem adiantar datas, a mesma fonte refere que a “formação de mil imigrantes” prevê o “recurso à rede de escolas de hotelaria e turismo do Turismo de Portugal” e “a subsequente realização de estágio numa das empresas de turismo que venham a aderir ao programa”. Mas, enquanto “a disponibilidade e frequência da formação por parte dos imigrantes será paga pelo Turismo de Portugal”, o estágio “será pago pelas empresas”.
O programa, apresentado pelo Executivo a 4 de julho, destina-se a “acolher profissionais, ou não profissionais, para um projeto de formação-integração, visando contribuir para a melhoria das condições de integração dos refugiados e dos migrantes em Portugal”, e a prepará-los para entrarem no setor do turismo. Entre os objetivos deste plano consta ainda o desenvolvimento de “parcerias estratégicas para qualificação e integração de jovens” nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apoio de 2,5 milhões vai formar mil imigrantes no setor do turismo
{{ noCommentsLabel }}