Turismo de Portugal cria equipas de compliance, gestão de clientes, sustentabilidade e marca
Entidade pública criou novas equipas para fazer a gestão de clientes, desenvolver projetos de valorização do território, gerir a marca Destino Portugal e fomentar o cumprimento das normas internas.
O Turismo de Portugal vai contar com quatro novas equipas “multidisciplinares”, pelo menos até ao final deste ano, nomeadamente nas áreas de “compliance“, “marca e campanhas”, “gestão de cliente” e “sustentabilidade da oferta, ambiente e património”, de acordo com um conjunto de avisos publicados esta quinta-feira no Diário da República.
A equipa multidisciplinar de sustentabilidade da oferta, ambiente e património nasce no seio da Direção de Recursos da Oferta do Turismo de Portugal. Segundo o aviso emitido pelo Ministério da Economia, será responsável pelo desenvolvimento de projetos que visem a “valorização do território”, no âmbito “da sustentabilidade, ambiente, alterações climáticas” e outras matérias, bem como a “gestão e internacionalização do programa REVIVE”.
Por sua vez, a equipa criada para assegurar a gestão de clientes do Turismo de Portugal irá “prestar um serviço de informação, de aconselhamento e de resolução de problemas, antecipando as necessidades dos clientes, propondo novos serviços a desenvolver e promovendo a melhoria contínua da qualidade do serviço”, lê-se no respetivo aviso.
Constituída no seio da Direção de Marketing e Mercados, a equipa de marca e campanhas será responsável, segundo o aviso publicado, por “gerir a marca Destino Portugal em todas as suas dimensões e canais”, o que inclui “criar, programar e implementar as campanhas de publicidade nos mercados interno e externos, dirigidas ao consumidor final; produzir conteúdos necessários para a comunicação e promoção da marca; criar e implementar ativações de marca nos mercados; e produzir projetos de conteúdo em território nacional e gerir a comunicação em meios digitais”.
Por fim, a equipa de compliance, que fica sob a tutela direta do presidente do conselho diretivo, irá “fomentar o cumprimento de leis, regulamentos, normas internas e outros normativos” e “promover a conduta ética e a integridade no Turismo de Portugal”. De acordo com o respetivo aviso, terá ainda de “implementar políticas, processos e controles para garantir a conformidade e prevenção de riscos”, bem como “identificar os riscos e setores mais vulneráveis, com vista à criação e atualização de normas de conduta”, e “coordenar o canal de denúncia, avaliando o conteúdo dos relatos com vista à eventual implementação dos procedimentos subsequentes”.
Todas as equipas iniciaram funções em 1 de fevereiro e irão acompanhar as respetivas matérias até 31 de dezembro de 2024, “sem prejuízo de eventual prorrogação, caso tal venha a ser deliberado como necessário em função do projeto em curso”.
As quatro equipas foram criadas por deliberação do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal ao abrigo dos novos estatutos da entidade, aprovados no final de 2023, que preveem a criação de até 15 equipas multidisciplinares “para o desenvolvimento e acompanhamento de projetos e ações temporárias de caráter tático e estratégico, em função de objetivos que envolvam um caráter transversal às diversas áreas de atuação do Turismo de Portugal”.
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