Francisco Calheiros reeleito presidente da Confederação do Turismo de Portugal até 2027

Lista única encabeçada por Francisco Calheiros foi eleita para um novo mandato na Confederação do Turismo de Portugal até 2027. Veja a lista completa dos novos órgãos sociais.

Francisco Calheiros vai continuar na liderança da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) por, pelo menos, mais três anos. A lista encabeçada por este empresário acaba de ser eleita para o mandato que se estende de 2024 até 2027.

“A lista encabeçada por Francisco Calheiros para liderar a CTP, em representação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) foi eleita para o próximo mandato de 2024 a 2027. A eleição decorreu no dia 27 de março de 2024, em assembleia geral eleitoral, tendo a lista única que se apresentou ao ato eleitoral recebido 94,9% do número total de votos expressos“, informa a confederação, numa nota enviada esta quinta-feira às redações.

Em reação à sua reeleição, Francisco Calheiros salienta que pretender dar continuidade ao trabalho que tem feito, ainda que reconhece que há “muitos desafios pela frente”. “Mas sou um otimista e sei bem que saberemos ultrapassar todos os obstáculos e continuar a fazer do turismo o motor da economia portuguesa”, realça o responsável.

A propósito, para o triénio que agora que inicia, a direção da CTF destaca como principais eixos estratégicos a reforma do Estado, a execução do Plano de Recuperação e Resiliência, o Portugal 2030, a fiscalidade e os custos de contexto e as questões da demografia.

“Especificamente para o turismo, os temas prioritários da direção da CTP até 2027 são os apoios à consolidação e internacionalização das empresas, a transformação digital, a privatização da TAP e obviamente a decisão sobre o novo aeroporto“, é assinalado na nota enviada às redações.

Para este mandato, os órgãos sociais da CTP têm como presidente da mesa da assembleia geral a Sociedade Grupo Pestana, representada por José Theotónio, e como presidente do conselho fiscal a Vila Galé, representada por Jorge Rebelo de Almeida.

A tomada de posse dos novos órgãos sociais está agendada para o dia 11 de abril, às 15h00, no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa.

Veja a lista completa dos novos órgãos sociais

  • Conselho Diretivo: Francisco Calheiros (AHRESP) como presidente; Bernardo Trindade (AHP – Associação da Hotelaria de Portugal), Carlos Moura (AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), Pedro Cunha Ferreira (APAVT – Associação Portuguesa das Agência de Viagens e Turismo), Jorge Armindo Teixeira (APC – Associação Portuguesa de Casinos), Rodrigo Pinto de Barros (APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo) e Vítor Costa (ATL – Associação Turismo de Lisboa – Convention and Visitors Bureau) como vice-presidentes; Já como vogais estarão Hélder Martins (AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), Joaquim Robalo de Almeia (ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos), Luís Eduardo Miranda (ALEP – Associação de Alojamento Local em Portugal), José Luís Arnaut (ANA – Aeroportos de Portugal, S.A.), Manuel Proença (Hoti Hotéis, SGPS, S. A.) e Luís Rodrigues (TAP, Transportes Aéreos Portugueses, S. A).
  • Mesa da assembleia geral: José Theotónio (Grupo Pestana, SGPS, S. A) como presidente, António Moura Portugal (RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal) como vice-presidente e Rosa Maria Costa (Associação Visit Azores) como secretário.
  • Conselho Fiscal: Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S. A.) como presidente, António Jardim Fernandes (ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira) como vice-presidente, e Frederico Sanches (CNIG – Conselho Nacional da Indústria do Golfe) como vogal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Francisco Calheiros reeleito presidente da Confederação do Turismo de Portugal até 2027

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião