PSD desafia PS a “meter a mão na consciência” e a aceitar que SNS “precisa da ajuda de todos”
"Não precisamos de oportunismo. Precisamos de unidade nacional para recuperar o SNS", disse ainda o líder da bancada social-democrata. PS inicia ronda por unidades de saúde para avaliar problemas.
O líder parlamentar do PSD desafiou esta terça-feira o PS a “meter a mão na consciência” e a aceitar que é preciso unidade para recuperar o Serviço Nacional de Saúde do “colapso que resultou dos últimos oito anos” de governação.
“O PS tem que meter a mão na consciência. O desafio de recuperar o SNS do colapso que resultou dos últimos oito anos é enorme e precisa da ajuda de todos”, defendeu o presidente do grupo parlamentar do PSD, Hugo Soares, em declarações à agência Lusa, no dia em que os socialistas iniciam uma ronda por unidades de saúde para avaliar os efeitos de encerramentos nas urgências de ginecologia e obstetrícia.
Para Hugo Soares, o PS, “em vez de se aproveitar dos problemas que deixou, tem de meter a mão na consciência” e “mesmo o PCP e o BE não estão inocentes”.
“Nesta altura não precisamos de oportunismo. Precisamos de unidade nacional para recuperar o SNS”, disse ainda o líder da bancada social-democrata.
As declarações de Hugo Soares surgem após o PS ter anunciado no domingo que iria pedir reuniões com os hospitais que estão com urgências encerradas e apelado ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, para que apresente medidas que respondam às dificuldades do Serviço Nacional de Saúde.
“Os constantes encerramentos dos serviços de Ginecologia e Obstetrícia e a instabilidade generalizada no Serviço Nacional de Saúde são a prova de que o Plano de Emergência e Transformação na Saúde anunciado pelo Governo da AD está a falhar“, escrevem os deputados socialistas numa nota enviada às redações. “A situação, agravada pelo afastamento de dirigentes reconhecidos do SNS e pela interrupção das reformas em curso, tem-se traduzido num sério prejuízo para os utentes”, acrescenta a mesma nota do grupo parlamentar do PS.
O Grupo Parlamentar do PS solicitou reuniões com os Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde de São José e de Santa Maria (Lisboa), Arco Ribeirinho (Setúbal), Leiria, do Médio Tejo e Lezíria (Santarém), para “perceber junto dos profissionais no terreno o que está a dificultar a resposta às populações”, isto depois de, este fim de semana, mais de dez urgências de Ginecologia/Obstetrícia e de Pediatria no país terem encerrado.
Segundo o deputado do PSD e ex-bastonário da Ordem dos Médicos a o “plano do Governo obviamente que vai ser revisto”. Em declarações à Renascença, Miguel Guimarães defende a revisão no funcionamento das maternidades, especialmente em Lisboa, a necessidade de novas medidas para evitar novos “constrangimentos” o inverno. O ex-bastonário sublinha que o Governo não vai conseguir resolver todos os problemas “em dois ou três meses” e recorda a “herança pesada” deixada pelo PS.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSD desafia PS a “meter a mão na consciência” e a aceitar que SNS “precisa da ajuda de todos”
{{ noCommentsLabel }}