Carlos Mineiro Aires renuncia a presidente do Conselho Superior de Obras Públicas
O presidente do Conselho Superior de Obras Públicas sai do cargo a 1 de setembro de 2024, sem sequer ter cumprido meio mandato.
Carlos Mineiro Aires está de saída da presidência do Conselho Superior de Obras Públicas (CSOP), segundo o comunicado do Conselho de Ministros, divulgado esta quinta-feira. O Governo aceitou o “pedido de renúncia ao mandato”, indica a nota, acrescentando que a decisão produz efeitos “a 1 de setembro de 2024”.
Mineiro Aires tinha sido designado para o cargo em julho de 2022 para um mandato de cinco anos, que podia ser renovável por uma única vez. O comunicado não justifica a razão da renúncia.
O engenheiro, de 72 anos, preside ainda à comissão de acompanhamento da Comissão Técnica Independente para a ampliação da capacidade aeroportuária da região de Lisboa. Em março deste ano, em declarações aos jornalistas, disse que Luís Montenegro “não pode ser permeável a pressões de uma companhia estrangeira [ANA] a operar em Portugal com um contrato que prejudica os interesses nacionais”. E considerou ainda que “a pressão feita” por José Luís Arnaut, presidente da ANA, a Montenegro “até limita gravemente a atuação do primeiro-ministro”.
O CSOP, criado em 2018, é um “órgão independente de consulta em matéria de infraestruturas, designadamente aeroportuárias, rodoviárias, ferroviárias, portuárias, ambientais, energéticas e de comunicações”. A principal missão é ajudar o Governo “na tomada de decisões sobre os programas de investimento e projetos de grande relevância, cabendo-lhe emitir parecer de caráter técnico, económico e financeiro sobre os projetos que sejam submetidos à sua apreciação”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Carlos Mineiro Aires renuncia a presidente do Conselho Superior de Obras Públicas
{{ noCommentsLabel }}