A adaptação das pequenas e médias empresas às novas tecnologias
O futuro não parece tão sombrio quanto esperado, uma vez que 76% dos inquiridos está convencido de que IA pode apoiar as equipas nas suas rotinas de trabalho.
A pandemia da Covid-19 trouxe desafios às pequenas e médias empresas (PME), revelando uma capacidade de resiliência, adaptação e inovação no setor empresarial, impulsionada pela aceleração da transformação digital.
O relatório anual “State of Sales and Marketing Report 2023/2024” revela que 42% das pequenas empresas com 10 ou menos trabalhadores utilizam ferramentas de Inteligência Artificial para o seu dia-a-dia. Também 37% das médias empresas e 23% das grandes empresas utilizam este tipo de ferramentas, o que evidencia que as PME estão a liderar a adoção de tecnologias inovadoras, enfrentando desafios no mercado de trabalho e impulsionando o crescimento dos negócios em tempos mais desafiantes.
É importante reconhecer que o sucesso empresarial não depende apenas da utilização de ferramentas de IA mas que estas contribuem apenas para as atividades profissionais, não sendo uma ameaça aos postos de trabalho.
Embora apenas 1 em cada 4 inquiridos (54%) esteja a implementar abordagens baseadas em IA no seu quotidiano, apenas aqueles que estão ativamente envolvidos na definição de estratégias de vendas para as suas empresas veem um grande potencial na sua utilização, independentemente da dimensão da empresa. Isto comprova que a IA é uma das tecnologias emergentes com impacto significativo no mercado de trabalho.
Apesar destas preocupações, o futuro não parece tão sombrio quanto esperado, uma vez que 76% dos inquiridos está convencido de que IA pode apoiar as equipas nas suas rotinas de trabalho, com apenas 8% a recear que IA possa reduzir a dimensão das equipas. Desta forma, podemos afirmar que a utilização de IA é vista como uma ferramenta de apoio com impacto positivo para o negócio.
A Inteligência Artificial irá impactar significativamente o mundo dos negócios a nível global, com 17% dos inquiridos a afirmar que estas tecnologias vão afetar todas as áreas de negócio nos próximos anos. Contudo, uma esmagadora maioria (83%) assume que existem algumas áreas em que a IA desempenhará um papel menos importante, por exemplo, na construção de relações, onde o fator humano é visto como um instrumento essencial.
É interessante ressalvar que as empresas mais pequenas são aquelas que parecem ter mais confiança nas tecnologias de IA, demonstrando resiliência e uma capacidade de adaptação ao setor empresarial num contexto de desafios económicos, o que evidencia uma capacidade notável de converter os desafios em oportunidades.
Como é comum dizer-se no mundo dos negócios, “A sorte está onde a preparação encontra a oportunidade”. Esta maneira de olhar para o setor empresarial evidencia o potencial destas empresas em inovar sem receios de uma futuro que se espera ser “inteligente”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A adaptação das pequenas e médias empresas às novas tecnologias
{{ noCommentsLabel }}