Benfica SAD continua a voar em bolsa apesar de derrota em Famalicão
As ações da Benfica SAD subiu 9,2% pela quarta sessão consecutiva à boleia do interesse da Lenore Sports Partners em adquirir 16,38% do capital da SAD benfiquista.
As ações da Benfica SAD estão a subir pela quarta sessão consecutiva na Euronext Lisboa, mas não devido ao desempenho da equipa principal do clube da Luz nos relvados.
Apesar da derrota por 2-0 contra o Famalicão no primeiro jogo do campeonato este domingo, as ações da SAD benfiquista fecharam esta segunda-feira a subir 9,2% para os 3,93 euros, já depois de terem chegado a valorizar 14,4% durante a sessão para os 4,12 euros ao início da manhã, e após terem encerrado a sessão de sexta-feira a subir 12,5%, como reação a uma notícia da Bloomberg publicada nesse dia sobre a intenção de um grupo de investimentos norte-americanos entrarem no capital da SAD benfiquista.
Estas movimentações mostram que os investidores estão bem mais entusiasmados com as movimentações nos bastidores do que com os golos (ou a falta deles) dentro das quatro linhas.
A notícia que fez as ações disparar as ações da Benfica SAD e que continua a dar gás na bolsa envolve a Lenore Sports Partners, um grupo de investidores com experiência em clubes desportivos nos EUA e no Reino Unido, que está a considerar a compra de uma participação de 16,38% na Benfica SAD, que é detida direta e indiretamente pelo empresário José António dos Santos, conhecido como o “rei dos frangos”, o segundo maior acionista da Benfica SAD.
A potencial proposta da Lenore Sports Partners avalia a SAD benfiquista em cerca de 299 milhões de euros, um valor muito acima da atual capitalização bolsista 83 milhões de euros e do valor contabilístico de 113 milhões de euros que apresentava a Benfica SAD em dezembro de 2023, segundo o último relatório e contas publicado, referente ao primeiro semestre 2023/24.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
A avaliação da Lenore Sports Partners traduz-se num preço de 13 euros por ação, quase quatro vezes o valor de fecho antes da publicação da notícia e mais do triplo da cotação atual.
Trata-se também de um valor 2,2 vezes acima do recorde de 5,96 euros que as ações chegaram a transacionar a 25 de outubro de 2021, pouco tempo antes do Conselho Fiscal da Benfica SAD ter suspendido Luís Filipe Vieira como presidente do conselho de administração e dias antes de o Benfica informar a CMVM de um acordo entre José António dos Santos e o empresário John Texter para a venda de 25% do capital social da Benfica SAD, acordo que foi depois suspenso até dezembro de 2021 e entretanto terminado em abril de 2022.
Até ao momento, tanto a Lenore Sports Partners como José António dos Santos não fizeram qualquer comentário sobre a operação. Apenas um representante do clube da Luz afirmou à Bloomberg não ter conhecimento de qualquer iniciativa de um grupo de investimentos para adquirir uma participação na Benfica SAD e que não há planos para vender as suas ações na SAD detidas pelo clube.
Enquanto os adeptos lamentam a primeira derrota no campeonato, os investidores parecem estar a jogar um jogo diferente, onde as notícias de mais um possível negócio envolvendo as ações da Benfica SAD têm mais impacto do que os resultados dos jogos.
Isso é bem visível pelo volume de negociação das ações que, com mais de 28 mil títulos a trocarem de mãos ao longo da sessão desta segunda-feira e também na sexta-feira. Nos últimos seis meses, o volume médio de negociação da Benfica SAD foi de 2.105 ações por dia, segundo dados da Refinitiv.
(Notícia atualizada às 17h45 com dados de fecho da sessão de segunda-feira)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Benfica SAD continua a voar em bolsa apesar de derrota em Famalicão
{{ noCommentsLabel }}