“Rei dos Frangos” e Textor deixam cair negócio da Benfica SAD

José António dos Santos e John Textor colocaram um ponto final ao negócio através do qual o empresário norte-americano se preparava para comprar 25% da SAD do Benfica.

José António dos Santos e John Textor colocaram um ponto final ao negócio através do qual o empresário norte-americano se preparava para comprar 25% da SAD do Benfica ao “Rei dos Frangos”, de acordo com um comunicado enviado pelo clube ao mercado.

A 16 de junho de 2021, esse acordo envolvia a “venda de um total de 5.750.000 ações ordinárias, escriturais e nominativas, representativas de 25% do capital social da Benfica SAD”, lê-se no documento enviado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). “Posteriormente”, foi acordada a suspensão das “obrigações contratuais para qualquer das partes” até 31 de dezembro de 2021.

Agora, refere o comunicado, “no seguimento das negociações” mantidas entre José António dos Santos e John C. Textor, “e por acordo celebrado em 29 de março de 2022”, “as partes aceitaram colocar termo, com efeitos imediatos, aos acordos previstos“, “extinguindo por completo todos e quaisquer efeitos decorrentes dos mesmos”. O negócio para a venda desta participação na SAD do Benfica cai, assim, por terra.

Condicionados a esta venda estavam ainda outros dois acordos: um deles assinados a 26 de abril de 2021, em que José António dos Santos iria vender à sociedade Quinta de Jugais 460.926 ações representativas de cerca de 2% do capital social da Benfica SAD; e outro de 28 de abril desse ano, com José da Conceição Guilherme, para a venda de 856.900 ações, representativas de cerca de 3,73% do capital social da Benfica SAD.

Atualmente, o “Rei dos Frangos” detém um total de 3.143.942 ações ordinárias, escriturais e nominativas, representativas de cerca de 13,67% do capital social da SAD do Benfica. Por sua vez, o Grupo Valouro (do qual José António dos Santos é acionista) detém 450.000 ações, representativas de 1,9565%, e a Avibom (da qual o Grupo Valouro é o único acionista) detém 172.166 ações, representativas de 0,7485% da sociedade desportiva. Além disso, a Rações Valouro (da qual é acionista maioritária a sociedade Grupo Valouro) detém 470 ações, representativas de 0,002% do capital.

Ainda que o comunicado desta segunda-feira faça menção a um acordo que envolvia a venda de 25% ao investidor americano, em janeiro passado ambas as partes tinham, em outra nota à CMVM, informado que em causa já só estava a venda de uma participação de 16% da Benfica SAD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Rei dos Frangos” e Textor deixam cair negócio da Benfica SAD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião