Novo centro de atendimento de doentes não urgentes em Lisboa atendeu 551 pessoas em duas semanas

Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios foi inaugurado há duas semanas e será replicado no Porto, com abertura prevista para a próxima segunda-feira, dia 19 de agosto.

O novo Centro de Atendimento Clínico (CAC) de Sete Rios para doentes não urgentes atendeu 551 pessoas em duas semanas, cerca de metade encaminhada pelo Serviço de Urgência Central do Hospital de Santa Maria e a outra metade referenciada pela Linha SNS 24, de acordo com fonte oficial da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria.

O Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios – ULS Santa Maria foi inaugurado há duas semanas e será replicado no Porto, com a abertura prevista para a próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, de acordo com informações recolhidas pelo ECO.

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira passada, dia 08 de agosto, o reforço do protocolo de cooperação entre a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Administração Central do Sistema de Saúde para a prestação de cuidados de saúde no Hospital da Prelada, dando ‘luz verde’ a um financiamento no montante máximo de 65 milhões de euros.

A autorização de despesa servirá “para financiar não só o CAC do Hospital da Prelada, mas também a prestação dos outros cuidados de saúde contemplados no acordo com a Misericórdia do Porto“, esclareceu fonte oficial do Ministério da Saúde ao ECO. Deste modo, “diz respeito a 2024 e a 2025 e contempla, igualmente, despesa de 2023 que foi paga este ano“.

O SNS e a Santa Casa da Misericórdia do Porto – Hospital da Prelada – são parceiros desde o final dos anos 80 e o protocolo inclui “consultas externas, nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, MFR (Medicina Física e Reabilitação), Ortopedia, Urologia, Oftalmologia, Teledermatologia, episódios de internamento, episódios de ambulatório, programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade – em que estas prestações de saúde integram todos os meios complementares de diagnóstico e terapêuticas necessários”, elenca o Ministério da Saúde.

No âmbito do Plano de Emergência e Transformação da Saúde, estendeu-se o protocolo de cooperação ao Centro de Atendimento Clínico (CAC), que irá abrir no Hospital da Prelada para os utentes triados nas urgências da ULS de São João e da ULS de Santo António, como não urgentes ou pouco urgentes.

O ECO questionou o Hospital da Prelada sobre a capacidade máxima de atendimento de doentes que o novo Centro terá, mas até ao momento ainda não obteve resposta.

Por seu lado, fonte oficial do CAC de Sete Rios indica que “desde que abriu portas, o CAC atendeu 11% das pulseiras verdes e azuis da Urgência de Santa Maria”.

“Nestas duas semanas, apenas cinco utentes foram transferidos do CAC para o Serviço de Urgência Central – menos de 1% do total de atendimentos -, sendo que nenhum deles teve necessidade de internamento, dado que comprova a segurança do processo de referenciação”, refere.

A ULS Santa Maria indica ainda que “após a admissão do utente, a demora para ser visto a primeira vez pelo médico não ultrapassa os 10 minutos” e que foram realizados “ainda perto de 200 atendimentos de enfermagem e 60 exames de diagnóstico, entre análises ao sangue, raio-X e eletrocardiogramas”.

Esta é mais uma resposta que pretende, por um lado, evitar tempos de espera inadequados, e por outro, precaver um desajustado acesso à nossa urgência central, extremamente diferenciada e preparada para emergências e urgências, conforme se exige e se impõe a um hospital universitário”, refere o presidente da ULS Santa Maria, Carlos das Neves Martins, citado na nota enviada ao ECO.

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