BRANDS' TRABALHO 3 formas de apoiar os colaboradores no regresso às aulas

  • BRANDS' TRABALHO
  • 2 Setembro 2024

Numa época em que as despesas se multiplicam e o stress aumenta, existem várias formas de apoiar os colaboradores com filhos. Ganham as pessoas e as empresas.

O regresso às aulas pode traduzir-se num período stressante para as finanças pessoais das famílias que têm filhos em idade escolar. Os custos podem ir desde a compra de manuais às matrículas nas respetivas escolas, passando pelo material de apoio, entre outros.

De forma que estes gastos não interferiam com o bem-estar do colaborador e, consequentemente, na sua produtividade e motivação, as empresas estão cada vez mais atentas às necessidades dos profissionais, criando soluções para que estes possam fazer face a estas despesas extra.

Ao apoiar os colaboradores nestas temáticas, as empresas estão a zelar diretamente pela manutenção da produtividade e do envolvimento do colaborador. Além disso, estão a cumprir metas de sustentabilidade por via do investimento na formação de futuras gerações, na promoção da igualdade e no progresso que daí resulta.

De que forma pode ajudar os colaboradores?

Com os gastos a multiplicarem-se, a solução é aumentar a liquidez para despesas relacionadas com a educação e infância. E os vales sociais são uma ferramenta que tem esse objetivo.

Os vales sociais permitem alocar uma verba a setores específicos e que, por serem críticos para o desenvolvimento, estão associados a vantagens fiscais para os colaboradores, que assim têm mais rendimento líquido, e para as empresas, que têm menos custos.

1. Vale creche

Este vale é indicado para os pais que têm filhos com idade inferior a sete anos e pode ser utilizado em estabelecimentos públicos e privados, como creches, jardins de infância, lactários, infantários, etc.

Os benefícios são tanto para as empresas como para os colaboradores. Para as primeiras há um benefício de isenção total de TSU e Majoração de 40% em sede de IRC. Os colaboradores têm isenção total de IRS e Segurança social.

Tendo em conta o que diz a lei sobre benefícios de apoio à infância, um dos aspetos que as entidades empregadoras devem assegurar é a universalidade, garantindo que os vales de infância são concedidos a todos os colaboradores elegíveis.

2. Vale estudante

O vale estudante é indicado para os colaboradores que têm filhos com idades a partir dos sete anos e pode ser utilizado em diferentes estabelecimentos públicos e privados, como escolas, colégios, universidades, centros de estudos, ATL, centros de formação e muitos mais.

Neste caso, tanto o colaborador como a empresa usufruem de isenção total de TSU.

Além disso, como não tem limite de idade, os próprios colaboradores podem beneficiar deste vale, sendo uma ferramenta para promover a formação dos próprios, através do pagamento de licenciaturas, pós-graduações, mestrados, etc. Recorde-se que, segundo dados do Salesforce 2022 Global Digital Skills Index, 94% dos trabalhadores valorizam a formação disponibilizada pelas empresas e ficariam mais tempo nessas empresas se estas investissem no seu desenvolvimento profissional.

Este vale tal como o anterior, está disponível através do formato de wallet que, para maior conveniência, permite fazer toda a gestão e os pagamentos de forma 100% digital.

3. Vale flexível ou multibenefícios

Com um âmbito mais abrangente, pode usar o vale social flexível em diferentes tipos de despesas de educação e formação, como sejam livros e manuais escolares, material escolar e de apoio informático ao estudo, ATL, centros de estudos e explicações, mensalidades, entre outros. Além disso, este benefício pode ainda ser utilizado em despesas de saúde relacionadas com o apoio sénior.

Graças a esta flexibilidade, o vale flexível ajusta-se às diferentes fases de vida e necessidades dos colaboradores. Esta agregação é possível porque o enquadramento legal e fiscal para todas estas áreas de benefício é o mesmo. A este nível, tanto o colaborador como a empresa têm isenção total de TSU.

Descubra tudo sobre este benefício extrassalarial flexível aqui.

Com as vantagens que lhes estão associadas, qualquer uma destas soluções permite aumentar o poder de compra dos colaboradores com benefícios fiscais para as empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

3 formas de apoiar os colaboradores no regresso às aulas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião