Governo também vai rever tabelas remuneratórias dos diplomatas
Ministério dos Negócios Estrangeiros vai apresentar iniciativa legislativa para novo estatuto da carreira diplomática, que inclui uma revisão das tabelas remuneratórias congeladas há 26 anos.
O Governo vai rever as tabelas remuneratórias dos diplomatas portugueses, congeladas há 26 anos, nos próximos meses. A valorização foi garantida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros aos diplomatas portugueses, permitindo a conclusão das negociações sobre o novo estatuto da carreira diplomática, estando agora dependente do Ministério das Finanças.
Os diplomatas fazem parte das carreiras não revistas de corpos especiais e o Governo e a Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP) chegaram por fim a acordo sobre o novo Estatuto da Carreira Diplomática em julho, após um processo iniciado ainda com o anterior Executivo liderado por António Costa.
Em julho do ano passado, a ASDP enviou uma missiva ao então ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, a pedir uma atualização das tabelas remuneratórias dos diplomatas portugueses. O processo arrancou, mas só ficou fechado já com Paulo Rangel aos comandos das Necessidades.
“O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e a Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP) concluíram as negociações sobre o novo Estatuto da Carreira Diplomática. Um primeiro passo que permitirá dotar a diplomacia portuguesa de um novo estatuto adaptado às exigências e desafios do mundo atual”, pode ler-se numa nota divulgada no início de julho, no Portal Diplomático.
Quase dois meses depois, a tutela garante que com a negociação terminada com a ASDP, segue-se agora “uma ronda de trabalho e de consultas com a área governativa do Orçamento e da Administração Pública”.
“A negociação em curso incluirá uma revisão das respetivas tabelas remuneratórias, inalteradas desde 1998“, indica o Palácio das Necessidades, em resposta à deputada comunista Paula Santos, que questionou o calendário previsto para a revisão.
Neste sentido, o Ministério garante que “o Governo português está empenhado em concluir o processo nos próximos meses, de forma a apresentar uma iniciativa legislativa que adeque a Carreira Diplomática aos desafios atuais do Mundo e aos exigentes objetivos da Política Externa Portuguesa”.
Segundo dados da relatório do sistema remuneratório da administração pública 2024, a remuneração dos diplomatas varia entre 4.684,22 euros brutos (embaixador) e 1.744,46 euros (adido).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo também vai rever tabelas remuneratórias dos diplomatas
{{ noCommentsLabel }}