Deeptech Alliance: parcerias europeias com impacto

  • Ricardo Marvão
  • 26 Agosto 2024

A colaboração é, por isso, o pilar para a inovação europeia. Sem ela, a diversidade de pensamentos e experiências que caracteriza a Europa não poderia ser plenamente aproveitada.

Com o contínuo desenvolvimento da União Europeia, a colaboração entre países não só tem fortalecido os laços económicos, como também tem fomentado um ambiente propício para a inovação. Este ecossistema integrado tem aberto inúmeras oportunidades para startups, empresas e iniciativas inovadoras, promovendo um cenário dinâmico e colaborativo que impulsiona soluções criativas e eficazes para os desafios da atualidade.

A necessidade de inovar a nível europeu surge da compreensão de que os desafios globais, como as mudanças climáticas, a digitalização e a competitividade económica, exigem soluções conjuntas e a união de forças e partilha de conhecimento entre países permitem enfrentar estas questões de maneira mais eficaz. O ecossistema europeu, ao unir-se com um propósito claro de inovação, cria um ambiente onde ideias podem ser testadas, melhoradas e implementadas com o apoio de uma vasta rede de colaboradores.

A colaboração é, por isso, o pilar para a inovação europeia. Sem ela, a diversidade de pensamentos e experiências que caracteriza a Europa não poderia ser plenamente aproveitada. Parcerias colaborativas possibilitam o desenvolvimento de tecnologias avançadas e a implementação de soluções que nenhum país poderia alcançar isoladamente.

Um exemplo claro da colaboração europeia é a recente formação da DeepTech Alliance, da qual a Beta-i é o único membro português. Esta aliança representa um esforço coletivo para impulsionar a inovação, juntando startups, scaleups, grandes empresas, investidores e ecosystem builders na procura de soluções muito específicas para um setor particular de empresas focado em hardware e indústria pesada. Desde a inteligência artificial, biotecnologia, nanotecnologia até à computação quântica, a deep tech tem o potencial de transformar radicalmente setores inteiros, oferecendo soluções inovadoras para problemas complexos e impactando positivamente a sociedade em larga escala. Estas soluções podem revolucionar a forma como vivemos e trabalhamos, proporcionando avanços significativos em saúde, sustentabilidade, segurança e muito mais.

A DeepTech Alliance tem como objetivo fomentar este ambiente colaborativo, desenvolvendo programas de aceleração, eventos de networking, oportunidades de financiamento e apoio estratégico, com foco em fazer frente a fazer frente a cinco grandes desafios globais: advanced manufacturing, novos materiais, energia limpa, serviços públicos e, num futuro próximo, saúde. Ao ter participado recentemente no evento da Clean Energy Summit, pude testemunhar de perto a energia da colaboração e a importância da ligação presencial de líderes que potenciam o ecossistema e que contribuem com as suas experiências pessoais e profissionais.

O futuro da DeepTech Alliance é realmente promissor, com planos de expansão das suas atividades e integração de dez para 20 membros de diferentes países e de 25 grandes empresas para 50 e de múltiplos setores. A colaboração contínua e o apoio mútuo, a que a Beta-i se junta, continuarão a ser fundamentais para alcançar metas ambiciosas, garantindo que a Europa se mantém na vanguarda da inovação tecnológica global.

  • Ricardo Marvão
  • Cofundador e Chief Growth Officer na Beta-i

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deeptech Alliance: parcerias europeias com impacto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião