Será difícil seguradoras cobrirem tratamentos FIV como Trump prometeu

  • ECO Seguros
  • 5 Setembro 2024

Para tornar gratuita a Fertilização In Vitro e obrigar as seguradoras a pagar deverá ser necessário passar leis no congresso ou persuadir um painel de especialistas.

O atual candidato republicano Donald Trump prometeu que, se for eleito presidente dos Estados Unidos da América em novembro, todos os tratamentos de inseminação artificial serão pagos pelo governo ou pelas seguradoras e, por isso, gratuitos para as famílias. O anúncio foi feito numa entrevista à NBC, num discurso no Michigan e numa câmara municipal em Wisconsin.

Sob a administração Trump, o vosso governo vai pagar ou a seguradora será obrigada a cobrir todos os custos associados com tratamento de Fertilização In Vitro (FIV)”, assinalou Donald Trump.

O magnata disse que defende esta medida para fomentar a natalidade, por permitir que as famílias ultrapassem as dificuldades financeiras que podem surgir no acesso a estes tratamentos. “Queremos mais bebés”, começou por justificar Trump. “Os tratamentos FIV são caros. É muito difícil para muitas pessoas fazerem-no.”.

O antigo presidente dos Estados Unidos da América não revelou os pormenores de colocar em prática esta medida.

O tratamento de fertilização In Vitro é um tratamento de fertilidade que passa por implementar um óvulo fertilizado no útero através de uma pequena cirurgia que tende a custar entre 15 e 20 mil dólares por cada ciclo nos Estados Unidos, segundo a Forbes Health.

A legislação federal dos EUA não exige a nenhuma cobertura de seguro que pague o tratamento fertilizante, porque reprodução assistida não é considerada um benefício de saúde essencial.

No entanto, até ao final de 2023, 21 estados e o Distrito de Colúmbia, distrito federal dos EUA, onde está a capital do país, Washington D.C, tinham aprovado leis que exigem alguma cobertura para serviços de infertilidade em alguns planos de saúde regulados pelo estado, segundo a página healthinsurance.org.

Especialistas disseram ao New York Times (acesso pago) que será uma medida difícil de implementar. Para tornar obrigatório as seguradoras pagarem deverá ser necessário passar leis no congresso ou persuadir um painel de especialistas para adicionar FIV na lista de tratamentos preventivos de serviços de saúde gratuitos para as mulheres através do Affordable Care Act.

Fazer com que o governo pague diretamente o FIV significaria criar essencialmente um sistema de cuidados de saúde para uma única doença e exigiria que o Congresso financiasse uma nova divisão do governo federal para supervisionar o programa.

Trump manifestou o seu apoio ao tratamento após várias clínicas de fertilidade terem interrompido as suas atividades de procedimentos de FIV na sequência da decisão judicial no Alabama que determinava que os embriões congelados deveriam ser considerados “crianças”. O ex-presidente apelou à Assembleia Legislativa do Alabama para que aprovasse rapidamente legislação para proteger os tratamentos, avançou a Associated Press. Os legisladores desse estado aprovaram proteções para os prestadores de FIV o que permitiu a reabertura das clínicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Será difícil seguradoras cobrirem tratamentos FIV como Trump prometeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião