Air France-KLM “aguarda com expectativa” termos da privatização da TAP
Grupo franco-neerlandês diz ao ECO que já por diversas vezes mostrou interesse em deter parte da TAP e continua a acompanhar o processo, aguardando que o Governo anuncie os termos.
O grupo Air France-KLM “aguarda com expectativa” a divulgação dos termos específicos e o calendário da privatização da TAP, disse fonte oficial do grupo franco-neerlandês ao ECO, recordando que já por diversas vezes mostrou interesse em deter parte da companhia aérea portuguesa.
“Desde que o Governo português anunciou a intenção de privatizar a TAP, o Grupo Air France-KLM manifestou, em várias ocasiões, o seu interesse em tornar-se acionista da companhia aérea”, referiu a fonte oficial.
Sublinhou que o Grupo “continua a acompanhar o processo de privatização – que ainda não foi iniciado – e, por isso, aguarda com expectativa os termos específicos da privatização da TAP e o calendário que vier a ser definido pelo Governo português”.
Questionada sobre qual a percentagem da TAP que pretende adquirir, a fonte oficial recusou comentar. O grupo concluiu a 28 de agosto a aquisição de uma participação de 19,9% na companhia aérea escandinava SAS, depois de receber a aprovação dos reguladores na Europa e nos Estados Unidos.
O Governo português quer acelerar a privatização da TAP e está a trabalhar para o lançamento formal do concurso ainda em 2024, revelaram ao ECO duas fontes conhecedoras do processo.
A Parpública, empresa que detém o capital da TAP ainda não fechou a contratação de um assessor financeiro para avançar com o processo, e não terá sequer um mandato para a operação. De qualquer forma, o Governo tem a convicção de que beneficiaria com o avanço da operação ainda em 2024, aproveitando o ambiente que é ainda favorável do setor internacional, mas a conclusão do negócio passará sempre para 2025.
Além da Air France-KLM, também o grupo IAG (que inclui a British Airways e a Ibéria) e alemã Lufthansa já demonstraram interesse em participar na privatização.
Esta segunda-feira, o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, apresentou aos ministros das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, a intenção de a companhia alemã concorrer à reprivatização da TAP, apurou o ECO junto de uma fonte. Durante o encontro, Spohr não mencionou a percentagem do capital da TAP que a Lufthansa teria interesse em deter na TAP.
O jornal italiano Corriere Della Sera revelou este domingo que o gestor alemão pediu o encontro para comunicar formalmente ao Governo português o interesse em comprar 19,9% da TAP no âmbito da reprivatização da companhia.
O ECO sabe que o interesse em deter uma participação de 19,9% deverá estar relacionado com a intenção de ficar abaixo dos 20%, valor a partir do qual é obrigatória uma avaliação da operação pela Comissão Europeia, nomeadamente a Direção Geral da Concorrência (DG Comp).
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