Lusíada vai lançar pós-graduação em Gestão de Seguradoras
Quer dar uma formação multidisciplinar completa e absolutamente diferenciada em todas as áreas da gestão de seguradoras. Entre os docentes estão Pedro Passos Coelho e Maria Luis Albuquerque.
A Universidade Lusíada de Lisboa vai lançar um curso de pós-graduação em Gestão de Seguradoras com o objetivo de “preparar a próxima geração de líderes do setor segurador”, o que leva a currículo do curso a combinar disciplinas multidisciplinares, “proporcionando uma formação completa e absolutamente diferenciada”, afirma Nuno Oliveira Matos, Sócio da Carrilho & Associados – ROC, que, com o Professor Álvaro Matias, Diretor da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa Universidade Lusíada, assume a direção científica do curso.
Nuno Matos explica que os participantes serão imersos em métodos avançados de gestão, finanças, estatística aplicada, no novo relato financeiro em IFRS 17 e IFRS 9, direito dos seguros, regulação europeia e nacional, fiscalidade, entre outros tópicos, capacitando-os a otimizar operações e estratégias das empresas de seguros.
No entanto, acrescenta o docente, “este curso vai além do conhecimento técnico, aguçando o instinto comercial dos estudantes e preparando-os para enfrentar e gerir o complexo ecossistema segurador atual”. Está focado em inovação e sustentabilidade, permitindo aos alunos “estarem equipados para impulsionar o crescimento e a resiliência das empresas de seguros”, concluindo que “este curso preparará os profissionais para assegurar a competitividade das empresas de seguros numa economia global cada vez mais dinâmica e exigente”.
O perfil esperado dos alunos é variado: Profissionais da área de seguros, que desejam atualizar os seus conhecimentos com as mais recentes práticas do mercado e aprofundar a sua compreensão em áreas especializadas de seguros; Graduados em áreas correlacionadas, como finanças, matemática aplicada, economia e gestão, que procuram especialização para ingressar na indústria de seguros com uma base técnica sólida e diferenciada; Auditores, analistas e consultores que pretendem expandir as suas capacidades analíticas e estratégicas, aplicando-as no contexto de gestão de seguradoras e no desenvolvimento de produtos de seguros; Empreendedores e inovadores, que visam explorar oportunidades emergentes no setor de seguros, especialmente em áreas como insurtech, seguros digitais e embedded insurance. Também se dirige a Profissionais de TI que trabalham com seguradoras e desejam entender melhor o negócio para contribuir com soluções tecnológicas mais eficazes e alinhadas com as necessidades do setor.
Entre os docentes estão conhecidos gestores e académicos com conhecimento profundo de seguros, bem como o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e a atual Comissária Europeia Maria Luís Albuquerque que estão indicados para ministrar o módulo “Economia monetária e financeira”, um dos 13 que compõem a pós-graduação.
O curso, que recebeu cartas de reconhecimento da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), é uma pós-graduação em que não é requerido o desenvolvimento de tese, será ministrado à 6.ª feira às 18h e sábado às 9h durante dois semestres num total de 300 horas. Os colaboradores da ASF e de empresas associadas da APS terão acesso a um desconto de 20% sobre o valor indicativo de 3.600 euros como propina para todo o curso que inclui uma avaliação integrada entre aprovação em exames e resolução de problemas em estudos de caso.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lusíada vai lançar pós-graduação em Gestão de Seguradoras
{{ noCommentsLabel }}