Partido de esquerda francês apresenta proposta de destituição de Macron
A proposta do partido França Insubmissa conta com "81 assinaturas [de deputados] de três grupos parlamentares, mais de 212.000 assinaturas populares da petição online".
O partido França Insubmissa (LFI, esquerda radical) apresentou esta quarta-feira uma proposta de destituição do Presidente francês, Emmanuel Macron, pela recusa em nomear como primeira-ministra Lucie Castets, candidata da coligação Nova Frente Popular (NFP, esquerda).
“Apresentámos a proposta de resolução para destituir o Presidente da República”, anunciou o grupo parlamentar da LFI, maior força no seio da NFP, na rede social X, revelando que a proposta conta com “81 assinaturas [de deputados] de três grupos parlamentares, mais de 212.000 assinaturas populares da petição online“.
O texto da LFI refere que a recusa de Macron em nomear a socialista Lucie Castets para o cargo de chefe de governo “constitui uma grave violação do dever de respeitar a vontade expressa pelo sufrágio universal”, tendo em conta que a NFP foi o partido mais votado nas eleições legislativas de 7 de julho, mas sem obter maioria absoluta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Partido de esquerda francês apresenta proposta de destituição de Macron
{{ noCommentsLabel }}