Efacec. PSD pediu acesso ao relatório preliminar do Tribunal de Contas e promete “iniciativa política”
Depois de Leitão Amaro ter considerado que processo de nacionalização da Efacec vai gerar debate público, o PSD anunciou o pedido de acesso à informação e promete iniciativa após analisar documento.
O PSD pediu esta quinta-feira acesso ao relatório preliminar da auditoria que o Tribunal de Contas está a fazer à Efacec, prometendo tomar uma “iniciativa política” depois de ler o documento, caso se confirmem as conclusões conhecidas sobre a nacionalização da empresa.
“Já pedimos acesso para consulta ao documento. Depois de consultado e estudado, confirmando-se a gravidade das informações que vieram hoje a público, o grupo parlamentar do PSD tomará uma iniciativa política que informará o país“, disse o deputado social-democrata Bruno Ventura, em declarações aos jornalistas no Parlamento.
Em causa está, segundo a notícia avançada pelo Observador, a auditoria que está a ser terminada pelo Tribunal de Contas, que quantifica o financiamento público na Efacec em 484 milhões de euros até à privatização. Segundo o relatório preliminar da entidade liderada por José Tavares, o Estado poderá ainda ter que suportar uma fatura extraordinária de 80 milhões de euros, elevando o montante injetado na empresa para 564 milhões, devido às responsabilidades contingentes assumidas pela Parpública na venda à Mutares da Efacec.
Bruno Ventura recordou que o governo socialista justificou a nacionalização da Efacec por ser empresa estratégica para o país. “Injetou mediante uma expectativa, informando os portugueses que o dinheiro injetado seria recuperado para o erário público. Disse também aos portugueses que o fez para salvaguardar o conhecimento e os postos de trabalho”, disse.
No entanto, para o deputado, “segundo os dados que vieram hoje a público, nem a expectativa nem o objetivo se realizaram”.
“Temos hoje menos postos de trabalho e ao contrário de recebermos dividendos do dinheiro público que foi injetado, foi hoje anunciado que será ainda necessário investir mais dinheiro na empresa. Isto só pode causar imensa preocupação ao PSD e ao povo português”, argumentou.
As declarações de Bruno Ventura ocorreram após o Governo ter considerado que o processo de nacionalização da Efacec irá “seguramente” desembocar num “debate público sério e atento“. A convicção foi transmitida pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, manifestando “profundíssima preocupação” com “a dimensão do buraco feito para as contas dos portugueses” com a entrada do Estado no capital da empresa e “a forma como essas decisões foram tomadas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Efacec. PSD pediu acesso ao relatório preliminar do Tribunal de Contas e promete “iniciativa política”
{{ noCommentsLabel }}