Ranking Resseguradoras: Swiss Re mantém liderança mundial

  • ECO Seguros
  • 11 Setembro 2024

A Berkshire Hathaway, de Warren Buffet entrou para o top 3 do ranking das resseguradoras mundiais que continua com a Swiss Re e a Munich Re a liderar.

A SwissRe manteve a liderança entre as resseguradoras mundiais com um volume de negócios, em 2023, de cerca de 36,7 mil milhões de prémios emitidos, revelou o ranking mundial de resseguradoras compilado pela agência de rating A.M.Best.

A A.M. Best começou a dividir este ano as companhias que apresentaram contas segundo as que já seguiram as normas IFRS 17 e as que não o fizeram, até por a isso não serem obrigadas dado tratar-se de imposição para empresas com sede na União Europeia.

Apesar disso algumas resseguradoras fora do espaço UE também optaram por apresentar contas segundo as normas IFRS 17. Neste caso o volume de negócios começou a designar-se receitas de resseguro enquanto em Não IFRS a medida écontinua a ser Prémios Brutos emitidos.

Juntando as empresas segundo as duas metodologias utilizadas, teoricamente as diferenças não são substanciais, as cinco habituais Swiss Re, Munich Re, Hannover Re, Lloyd’s e Scor passaram a contar no 3º lugar do ranking com a Berkshire Hathaway.

Predominam as companhias com sede na Bermuda, um destino fiscalmente atraente para a indústria seguradora em geral, que serve de base para os braços resseguradores de grandes grupos e também existem no ranking alguns “campeões nacionais” com muito relevo como a indiana General Insurance, a Mapfre em Espanha ou a brasileira IRB.

Também os rácios combinados foram evidenciados. É um indicador que demonstra a rentabilidade técnica, acima de 100% significa prejuízo operacional, abaixo de 100% indica saúde, as receitas superam custos com sinistros e despesas de funcionamento.

Neste indicador, muito relevador da exposição a catástrofes naturais, no lado dos prejuízos notam-se a General Corporation of India, a Generali – prejuízo técnico só em resseguro -, a AXIS, a Ascot e a Core Specialty.

No lado positivo, destaque para a Hiscox, para a Sompo e para Convex.

Veja o ranking das 50 maiores, ordenadas por sub-rankings entre as que apresentaram contas em IFRS 17 e as que não o fizeram.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking Resseguradoras: Swiss Re mantém liderança mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião