Licenças para construção nova de habitação cresceram mais de 6% no segundo trimestre

  • Joana Abrantes Gomes
  • 13 Setembro 2024

Dados do INE destacam também o aumento de mais de 12% no número de obras concluídas destinadas a habitação familiar entre abril e junho deste ano, apesar da queda de 6,3% no total de fogos concluídos.

Depois de uma queda de quase 20% no arranque do ano, o número de licenciamentos para construções novas de habitação em Portugal cresceu 6,1% no segundo trimestre, para um total de 8.493 fogos, face ao mesmo período de 2023, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre abril e junho, o total de fogos licenciados ascendeu a 9.421, o que representa um aumento de 2,5% em termos homólogos, sendo a maioria destinada à nova construção para habitação familiar.

Já o número de fogos concluídos no trimestre em análise decresceu, totalizando 4.097, uma queda de 6,2% comparativamente ao mesmo período de 2023. No entanto, nas construções novas para habitação familiar — que, segundo o INE, representam 84,2% do total de edificações concluídas –, houve 6.547 fogos concluídos, mais 12,3% do que no trimestre homólogo.

Obras licenciadas e concluídas

Fonte: Instituto Nacional de Estatística (INE)

Os dados do gabinete estatístico revelam também que o número de edifícios licenciados em construções novas subiu 2,4% no período de abril a junho deste ano face ao segundo trimestre de 2023, para 4.184.

No segundo trimestre, foram licenciados 6.049 edifícios em todo o país, um acréscimo de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que 74,8% do total corresponderam a construções novas (80,7% destas destinadas a habitação familiar).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Licenças para construção nova de habitação cresceram mais de 6% no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião