A America’s Cup Race Village une a vela à cultura e à gastronomia

  • Servimedia
  • 13 Setembro 2024

A Louis Vuitton 37th America's Cup Race Village tornou-se o ponto de encontro tanto para os entusiastas da vela, como para os que se iniciam nesta disciplina.

A Louis Vuitton 37th America’s Cup Race Village, que se realiza em Barcelona até ao final de outubro, tornou-se o ponto de encontro tanto para os entusiastas da vela como para os que se iniciam nesta disciplina, graças à celebração deste evento na capital catalã.

Desde a sua abertura ao público, a 22 de agosto, milhares de pessoas passaram por este recinto de 25.000 metros quadrados, de entrada livre e acessível a todos. E não só para seguir as regatas entre as 14h00 e as 16h30 nos três ecrãs gigantes espalhados pelo Moll de la Fusta, mas também pelas actividades programadas na Regata Cultural promovida pela Câmara Municipal de Barcelona, bem como pela variada oferta gastronómica do seu mercado de rua.

Com o objetivo de promover e destacar a riqueza, a variedade e a qualidade da gastronomia local e de aproveitar a ocasião para criar um espaço aberto à cultura culinária contemporânea, a ACE Barcelona confiou a seleção e a gestão das diferentes áreas de restauração à Van Van Food, um fornecedor local especializado na organização de eventos que combinam gastronomia e cultura e que tem uma longa história na cidade de Barcelona.

A seleção dos participantes foi definida através de projetos estabelecidos e consolidados na cidade que seguem a tradição gastronómica local, juntamente com propostas locais que seguem as tendências internacionais e refletem a personalidade aberta e cosmopolita da cidade.

Uma das atividades mais populares na America’s Cup Race Village foi a incorporação da Grill Zone, que oferece produtos frescos (peixe e marisco da Cofradía de Pescadores de Barcelona, e carne e legumes do Mercat de la Barceloneta), cozinhados na grelha pelos mestres grelhadores de Bakkiu, um projeto local que procura a excelência na cozinha de cozedura lenta e oferece um menu variável em função do mercado em cada momento da competição.

Para acolher um maior número de operadores (e tendo em conta as nove semanas de duração da America’s Cup), foi estabelecida uma rotação semanal de restauradores, que se alternará à medida que a competição avança, elevando o número total de restaurantes participantes para mais de 40.

OFERTA GASTRONÓMICA

Por um lado, com a participação de projetos gastronómicos de alta gama com chefes de renome como Jordi Esteve (Nectari) ou Albert Raurich (Dos Pebrots) e restaurantes premiados como La Mundana ou Per Feina. Por outro lado, com projectos locais que se destacam pelo seu equilíbrio entre tradição e modernidade, como Los Tortillez ou Rooster And Bubbles.

A oferta gastronómica do America’s Cup Race Village completa-se com propostas nascidas na cidade que se baseiam num conceito de comfort food mais informal e que conseguiram atrair o grande público, como Deleito, Can Pizza, Kao Street, Tope By Hoxton, Rollo’s ou Trikini. Há também iniciativas que apostam num menu ecológico e saudável, como o En La Gloria, o Funky Bakers e o Manioca Gluten Free. Assim como alguns dos mais destacados projetos locais de street food, como o Corazón De Agave, Acid Bar, La Pulponeta, Deligotessen, Fileteando ou o espaço Amélie, dedicado às ostras.

No que diz respeito às sobremesas, destacam-se as opções de especialistas em pastelaria e gelados como a Pastisseria Hoffman, Sant Croi, Delacrem e Guapaletas. Para além disso, todos os espaços têm propostas que respondem às necessidades de grupos especiais, como vegetarianos, veganos e intolerantes ao glúten.

FORNECEDORES E PARCEIROS LOCAIS

O sucesso do Race Village é ainda reforçado pelo apoio dos principais fornecedores e parceiros locais. A Coca-Cola fornece a sua vasta gama de refrigerantes, enquanto a Damm complementa a oferta gastronómica com a sua variedade de cervejas locais. A Recaredo e a Juvé&Camps, produtores de renome de Corpinnat e de vinhos e espumantes, acrescentaram opções de alta qualidade.

A este respeito, a America’s Cup Event demonstrou a sua capacidade de atrair patrocinadores e parceiros locais numa variedade de áreas. No domínio da sustentabilidade, a AgBar e a Acciona forneceram soluções inovadoras e práticas ecológicas.

No domínio da inovação, a Cupra e a DeAntonio Yachts destacaram-se pelas suas tecnologias e desenhos de ponta. A Isdin ofereceu produtos para a prevenção e o cuidado pessoal, enquanto a Movistar garantiu a conetividade do evento. A Puig, por seu lado, desempenhou um papel crucial na criação da primeira regata feminina na história da competição, promovendo a inclusão e a diversidade no desporto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A America’s Cup Race Village une a vela à cultura e à gastronomia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião