Dos mais novos aos mais experientes: a inovação depende de todos

  • Ana Correia
  • 16 Setembro 2024

A diversidade etária não é apenas uma questão de justiça e inclusão; É uma estratégia de negócio inteligente que pode impulsionar a inovação.

Sem surpresas, a inovação é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das empresas. No entanto, de modo a conseguirmos alcançar a desejada inovação há que apostar em muito mais do que apenas tecnologia de ponta; É necessária uma combinação de diversas perspetivas e experiências profissionais. É aqui que a diversidade etária surge como uma força propulsora.

A integração de diferentes idades dentro das equipas traz um leque mais amplo de pontos de vista, conhecimento e competências. Enquanto os colaboradores mais jovens muitas vezes contribuem com novas ideias, energia e uma abordagem inovadora para a resolução de problemas, os profissionais mais experientes conseguem proporcionar um equilíbrio nesta balança; Oferecem uma profundidade de sabedoria e experiência na prática. Esta troca de conhecimentos enriquece os processos de tomada de decisão e promove a resolução eficaz de problemas.

Por sua vez, uma das formas de fomentar a inovação através da diversidade cognitiva é a mentoria. Quando vista como um processo de troca bidirecional de experiências entre os mais jovens e os mais experientes, pode ser um catalisador poderoso para a inovação. Este modelo não só permite que os mais jovens aprendam com os anos de experiência dos seus colegas, mas também, inversamente, que os profissionais mais velhos absorvam as novas ideias e abordagens frescas que os jovens trazem. Assim, quebra-se a ideia tradicional de que apenas os mais experientes têm algo a ensinar, criando um ambiente colaborativo onde todos aprendem e ensinam.

Neste contexto, é também importante reconhecer que os trabalhadores de diferentes idades têm necessidades e prioridades distintas. Políticas de trabalho flexível, como horários adaptáveis e a possibilidade de teletrabalho, podem ser especialmente benéficas para equilibrar as responsabilidades pessoais e profissionais. Ademais, promover iniciativas de bem-estar que atendam às diferentes fases da vida – desde apoio à parentalidade até programas de preparação para a reforma – demonstra um compromisso com os colaboradores, reforçando a inclusão e a diversidade etária.

Ademais, é essencial que as empresas desenvolvam programas de carreira que reconheçam e apoiem as necessidades e aspirações de trabalhadores de todas as idades. Ao criar caminhos claros e acessíveis para todos os colaboradores, a empresa promove um ambiente onde cada um se sente motivado e valorizado, incentivando a retenção e o crescimento profissional.

Assim, a diversidade etária não é apenas uma questão de justiça e inclusão; É uma estratégia de negócio inteligente que pode impulsionar a inovação e, em última análise, o sucesso de uma empresa. Ao valorizar e promover um ambiente de trabalho onde diferentes idades se complementam, as empresas estão a preparar-se para enfrentar os desafios do futuro com uma força de trabalho dinâmica, resiliente e inovadora.

  • Ana Correia
  • Human resources & employer branding lead da Zühlke

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dos mais novos aos mais experientes: a inovação depende de todos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião