O poder da IA na transformação dos processos de recrutamento

  • Joana Pereira
  • 18 Setembro 2024

A capacidade analítica da IA aliada à experiência e discernimento de uma equipa de captação resulta em decisões mais informadas e alinhadas com os valores e objetivos da empresa.

O recrutamento sempre se revelou um processo desafiante tanto para quem está a recrutar como para quem está a ser recrutado. Sendo um dos procedimentos mais importantes de uma empresa, é necessário seguir uma série de etapas meticulosas para que se encontre o match perfeito. No entanto, a integração da inteligência artificial (IA) neste processo veio transformar completamente o cenário empresarial.

De acordo com um estudo realizado pelo ManpowerGroup, mais de sete em cada dez organizações já aplicam ou preveem aplicar nos próximos três anos a inteligência artificial ao recrutamento, com o objetivo de simplificar, acelerar e otimizar esses procedimentos.

As ferramentas de IA estão a facilitar o processo de recrutamento em diversos aspetos, incluindo a identificação de potenciais candidatos que não se candidataram ao cargo em questão. Através da análise de dados, nomeadamente dos currículos e perfis online, a IA consegue descobrir pessoas com competências e qualificações relevantes para a oportunidade em aberto, sem que estas tenham enviado uma candidatura. Assim, as empresas conseguem descobrir novos talentos que, de outra forma, poderiam ter passado despercebidos.

No entanto, é importante reconhecer que, apesar dos muitos benefícios que o recurso a IA aporta, existem também alguns desafios a serem considerados, como, por exemplo, o facto de o algoritmo poder influenciar as contratações se não for utilizado de forma adequada. Assim, é importante que as empresas implementem medidas para atenuar essas questões, nomeadamente, auditorias regulares nos algoritmos utilizados no processo de recrutamento.

A par disso, a análise preditiva é outra área em que a IA tem um impacto positivo, pois permite analisar os dados de cada candidato, incluindo as suas experiências de trabalho anteriores, habilitações académicas e comportamento online. Tendo em consideração estes fatores, a IA pode, assim, prever quais os perfis que têm uma maior probabilidade de sucesso para a vaga em aberto, dando a oportunidade às empresas de fazerem contratações mais informadas.

A implementação desta tecnologia poderá ser também uma mais-valia na análise de currículos, dado que é necessária uma pessoa ou equipa para analisar cada candidatura. A IA pode fazê-lo de forma rápida e eficiente, combinando os requisitos específicos do cargo com as qualificações que os candidatos apresentam. Também permite a automatização de tarefas simples e rotineiras, como o agendamento de entrevistas ou o acompanhamento após a realização das mesmas.

Já do lado do candidato, a utilização de chatbots está também a melhorar a experiência de quem se candidata às vagas disponíveis, dado que oferece apoio imediato em caso de necessidade e esclarece as dúvidas que surjam sobre a vaga em questão ou sobre o próprio processo de candidatura.

Desta forma, podemos concluir que as ferramentas baseadas em inteligência artificial estão, de facto, a transformar os processos de recrutamento, tornando-os mais eficientes e ágeis. As empresas que integram estas novas tecnologias nos seus processos não só melhoram a sua eficiência e eficácia no recrutamento, como também enriquecem a experiência dos candidatos e dos próprios colaboradores.

Contudo, e embora a inteligência artificial seja uma poderosa aliada na identificação de novos talentos, é essencial reconhecer que o elemento humano continua a ser fundamental. A capacidade analítica da IA aliada à experiência e discernimento de uma equipa de captação resulta em decisões mais informadas e alinhadas com os valores e objetivos da empresa. Assim, a adoção responsável da inteligência artificial não visa substituir, mas sim promover as competências das nossas pessoas, proporcionando-lhes uma vantagem competitiva significativa num mercado de trabalho em constante evolução.

  • Joana Pereira
  • Talent acquisition manager na ITSector

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