5 coisas que vão marcar o dia
Podemos ter novo Executivo europeu no dia em que eurodeputados discutem o "Relatório Draghi". Fed inicia reunião de dois dias que culminará com corte dos juros.
Ursula von der Leyen poderá apresentar no Parlamento Europeu a sua nova equipa executiva na Comissão Europeia e da qual fará parte a antiga ministra Maria Luís Albuquerque. Ao início da tarde, os eurodeputados discutem o “Relatório Draghi”. Nos EUA, a Reserva Federal americana (Fed) dá início à reunião de dois dias que culminará com a decisão de cortar as taxas de juro.
Teremos novo Executivo europeu?
Ursula von der Leyen deverá anunciar no Parlamento Europeu a nova equipa que a acompanhará na Comissão Europeia, no próximo mandato. No entanto, o impasse político na Eslovénia e a saída inesperada de Thierry Breton da lista de candidatos pode atrasar, mais uma vez, o anúncio dos nomes do futuro colégio. Do lado português, o Governo apontou o nome da ex-ministra Maria Luís Albuquerque como candidata a comissária.
Eurodeputados discutem “Relatório Draghi”
Mario Draghi vai ao Parlamento Europeu apresentar ao plenário o relatório para aumentar a competitividade da Europa e que foi apresentado na semana passada. Os eurodeputados vão debater as conclusões do documento ao início da tarde.
EY apresenta estudo sobre atratividade de Portugal
Por cá, a EY Portugal vai apresentar o Attractiveness Survey Portugal 2024, que se debruça sobre os fatores de competitividade e atratividade do país no que toca a investimento direto estrangeiro.
Fed inicia reunião decisiva
A Fed dá início à reunião de dois dias que irá, ao que tudo indica, terminar com um corte das taxas de juro. O presidente Jerome Powell disse no mês passado que “chegou o momento” para iniciar uma nova fase da política monetária, depois dos últimos dois anos de combate à escalada da inflação. Os investidores dão como certa uma descida dos juros. Mas será de 25 ou 50 pontos base?
Como está a confiança na Alemanha?
Em termos de indicadores económicos, serão divulgados dados sobre a confiança dos investidores na Alemanha em relação à evolução da economia. Os analistas antecipam nova deterioração do sentimento no motor da economia da Zona Euro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}