Tupperware declara falência com dívidas superiores a 700 milhões de dólares
Marketing dirigido a público mais jovem não salvou a marca de 78 anos de declarar insolvência após anos marcados por instabilidade financeira e dívidas que chegam aos 700 milhões de dólares.
Depois de anos marcados por instabilidade financeira, a Tupperware declarou falência esta quarta-feira. A fabricante norte-americana conhecida pelos recipientes de plástico para guardar alimentos iniciou o processo de insolvência ao abrigo do capítulo 11 dos EUA, com os proprietários a alegarem que as contas da empresa foram “gravemente afetadas” pela conjuntura económica.
A marca já tinha avisado há meses que tinha “dúvidas substanciais” de que conseguiria manter-se em atividade, tendo substituído vários membros do conselho de administração e nomeado Laurie Ann Goldman como nova diretora executiva para tentar relançar a empresa. Em junho, anunciou planos para encerrar a sua última fábrica nos Estados Unidos, transferindo a produção para o México, e despedir 148 funcionários.
“Nos últimos anos, a situação financeira da empresa foi gravemente afetada por um ambiente macroeconómico difícil. Como resultado, explorámos várias opções estratégicas e determinámos que este é o melhor caminho a seguir”, afirmou Laurie Ann Goldman.
Entre essas estratégias, a empresa adotou recentemente um novo marketing dirigido a um público mais jovem, preocupada que os clientes já não se identificassem com a marca face à concorrência crescente de produtos semelhantes mais baratos.
De acordo com os pedidos de falência apresentados ao tribunal de falências do Delaware, a Tupperware tem um passivo entre mil milhões e 10 mil milhões de dólares, enquanto os ativos valem entre 500 milhões e mil milhões de dólares. Porém, o grupo não divulga as contas desde 2022, ano em que reportou uma queda de 42% do volume de negócios face a 2017, para 1,3 mil milhões de dólares.
Além disso, a empresa tem negociado com os credores sobre a forma de gerir as dívidas de mais de 700 milhões de dólares (cerca de 630 milhões de euros), que tem tido dificuldades em abater devido à subida das taxas de juro nos últimos anos.
Portugal é um dos mais de 100 países em que a Tupperware está presente. Em 2023, a fábrica em Montalvo, no concelho de Constância, contabilizava 220 trabalhadores efetivos. Para já, desconhecem-se os efeitos do processo de falência da marca nas fábricas da empresa em outros países.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tupperware declara falência com dívidas superiores a 700 milhões de dólares
{{ noCommentsLabel }}