Montenegro e Pedro Nuno vão reunir-se no dia 27 em São Bento
Depois de um domingo marcado por troca de acusações através de comunicados, há já uma data formal para um encontro entre o primeiro-ministro e o líder do PS: Dia 27 de setembro, 15h00, em São Bento.
Afinal, já há uma reunião marcada entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos para discutir um acordo em torno do Orçamento do Estado para 2025, e será no próximo dia 27, sexta-feira, às 15h em São Bento. Depois das trocas de comunicados, e de acusações, o Governo comunicou ao PS que aceita a proposta para um encontro na residência oficial do primeiro-ministro depois do regresso de uma viagem de Montenegro a Nova Iorque, para a assembleia-geral da ONU.
Ao fim da tarde, o Governo divulgou um comunicado a criticar a indisponibilidade do líder do PS para um encontro desde o passado dia 4 de setembro. Mas ao início da noite, soube-se que já tinha aceita a reunião para 27 de setembro, facto assinalado depois, em comunicado, pelo próprio PS, num tom duro, que antecipa um encontro difícil. “O Secretário-Geral do Partido Socialista lamenta o comunicado incompreensível e inaceitável enviado pelo Primeiro-Ministro relativamente ao processo negocial do Orçamento do Estado para 2025. Trata-se de uma provocação e é uma atitude difícil de entender no quadro de boa fé negocial e do sentido de Estado que se exige de todos os intervenientes“.
Depois, Pedro Nuno Santos detalha o calendário dos últimos dias. “A bem da transparência, e só porque importa repor a verdade, o Governo sugeriu a realização de reuniões em dois momentos entre o Primeiro-Ministro e Secretário-Geral do PS, reuniões essas que não tiveram lugar (…) Posteriormente, na passada sexta-feira, os dois gabinetes tentaram encontrar uma data para a reunião, condicionada pela ida do Secretário-Geral do PS aos territórios afetados pelos incêndios no dia 23 e 24 de setembro e pela viagem do Primeiro-Ministro. O PS propôs a data de 27 de setembro na passada sexta-feira, tendo o Governo já esta noite aceitado a data e proposto o horário das 15 horas, que o PS aceitou“.
Finalmente, lê-se no comunicado dos socialistas, “o PS não está disponível para continuar a alimentar estas discussões infantis e estéreis de gestão de agendas na praça pública, quando os portugueses se debatem diariamente com problemas graves que continuam por resolver“.
No comunicado do Governo, antes deste comunicado dos socialistas, Luís Montenegro tinha sido particularmente severo com Pedro Nuno Santos. “O Primeiro-Ministro está, desde 4 de setembro, a tentar marcar uma reunião com o Secretário-Geral do Partido Socialista. Porém, até agora isso não aconteceu devido à indisponibilidade recorrente do Secretário-Geral do Partido Socialista“, garante Montenegro. E acrescenta que “desde esse dia, foram oferecidas disponibilidades para reunir no dia de hoje, ou de amanhã, ou de terça-feira (…) Não obstante, o Secretário-Geral do Partido Socialista transmitiu apenas ter disponibilidade a partir do dia 27, 23 dias depois do pedido de reunião da iniciativa do Primeiro-Ministro“. Agora, já se sabe, a reunião foi mesmo marcado para a próxima sexta-feira em São Bento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montenegro e Pedro Nuno vão reunir-se no dia 27 em São Bento
{{ noCommentsLabel }}