5 coisas que vão marcar o dia

A OCDE vai divulgar o seu mais recente outlook para a economia, num momento em que o Orçamento do Estado para 2025 continua a centrar as atenções no plano interno.

O dia será marcado pelas novas projeções para a economia da OCDE e pela conferência de líderes na Assembleia da República, num momento em que as negociações para a aprovação do Orçamento do Estado para 2025 continuam a centrar atenções. Há ainda a divulgação de indicadores económicos na Europa e nos EUA e o relatório da CMVM sobre auditoria.

OCDE atualiza estimativas para a economia

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga esta quinta-feira o seu outlook económico, com novas estimativas para a economia. No último economic outlook, publicado no início de maio, a organização reviu em alta as estimativas para o produto interno bruto (PIB) português, antecipando um crescimento de 1,6% em 2024, acima dos 1,2% antes previstos pela organização. A apresentação do outlook será realizada numa conferência de imprensa com Álvaro Santos Pereira, economista-chefe da OCDE.

Conferência de líderes com OE na agenda

Está marcada para esta terça-feira a conferência de líderes da Assembleia da República, num momento em que prosseguem as negociações para o Orçamento do Estado e a dois dias do encontro agendado entre o primeiro-ministro e o líder socialista, Pedro Nuno Santos. Já no início desta semana, Luís Montenegro reuniu-se com os presidentes do Chega e da Iniciativa Liberal. O Presidente da República tem apelado a que haja um esforço para viabilizar o documento, avisando que caso não haja Orçamento haverá uma crise política.

CMVM apresenta relatório à qualidade da auditoria

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) apresenta esta quarta-feira os resultados globais do sistema de controlo de qualidade da auditoria do Ciclo 2023/2024. No ano passado, o regulador do mercado de capitais aplicou e cobrou menos coimas às auditoras por práticas indevidas e detetou menos irregularidades do que no ano anterior. A CMVM registou 255 irregularidades no ciclo 2022/2023, no seguimento de 13 ações de supervisão regulares presenciais encerradas. Trata-se de um número 48% abaixo das 488 contabilizadas no período anterior.

INE mostra evolução do desenvolvimento sustentável

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o relatório de 2023 relativo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O relatório visa mostrar a evolução do país relativamente aos objetivos que constam na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pelas Nações Unidas em 2015 e que inclui objetivos como garantir o acesso à saúde e educação ou melhorar a ação climática.

Volkswagen inicia negociações com sindicatos

A multinacional alemã Volkswagen e os sindicatos iniciam negociações, após a fabricante automóvel alemã ter admitido pela primeira vez o encerramento de fábricas na Alemanha para reduriz custos. Nas últimas semanas tem havido grande especulação em torno do número de funcionários que poderão ser despedidos. Uma publicação económica alemã chegou a avançar, na semana passada, que poderia estar em cima da mesa o despedimento de até 30 mil pessoas, um número que não foi confirmado pela empresa. O ministro alemão da Economia, Robert Habeck, afirmou que pretende ajudar a Volkswagen a ultrapassar o período de redução de custos, que inclui a rescisão de vários acordos coletivos de trabalho na Alemanha, sem encerrar fábricas da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião