Iniciativas que premeiam os idosos face ao preconceito de idade

  • Servimedia
  • 26 Setembro 2024

De acordo com a OMS, uma em cada duas pessoas no mundo tem atitudes preconceituosas em relação aos idosos e, na Europa, cerca de 40% dos cidadãos reconhecem que os idosos são discriminados.

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Idosas, que se comemora a 1 de outubro, e num futuro próximo, várias organizações estão a premiar o valor das pessoas idosas e a destacar os esforços de instituições, empresas e profissionais que contribuem para o seu bem-estar e combatem o envelhecimento.

Os Prémios PMP-Dia Internacional das Pessoas Idosas são uma iniciativa da Plataforma para as Pessoas Idosas e Reformadas (PMP). Têm como objetivo reconhecer o trabalho de indivíduos, organizações ou entidades que trabalham para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e dos reformados. A primeira edição dos Prémios PMP terá lugar no dia 30 de setembro no Salão de Assembleias da sede da Fundação ONCE em Madrid.

Nos próximos dias, 30 residências DomusVi de diferentes partes de Espanha apresentarão os prémios “Ser Mayor tiene premio”, uma campanha para reivindicar o valor e a contribuição social dos idosos. Estes prémios prestam homenagem às pessoas mais longevas das residências, às carreiras de vida e/ou profissionais, ao trabalho de entidades e pessoas do setor e à experiência dos colaboradores mais seniores.

Os Prémios Fundação Edad&Vida reconhecem projetos e iniciativas que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos. Incluem categorias como a investigação científica, a inovação empresarial e as políticas sociais centradas no envelhecimento ativo e saudável.

A nível institucional, os Prémios Andaluzia Seniores Ativos, promovidos pelo Governo Regional da Andaluzia, destacam o papel ativo dos idosos na sociedade e a sua contribuição em diferentes áreas, como o voluntariado, a ciência ou a cultura. Os Prémios Princesa das Astúrias (Concordia), embora não estejam diretamente ligados ao dia 1 de outubro, reconhecem as organizações que trabalham para os idosos.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Iniciativas que premeiam os idosos face ao preconceito de idade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião