Ações da Inapa vão manter-se em compartimento especial da bolsa
Euronext poderá decidir excluir a empresa de negociação em caso de falência, mas pode também optar por aguardar até à conclusão do processo de liquidação, caso seja este o destino decidido esta sexta.
As ações da Inapa vão manter-se no “Recovery Box”, um compartimento especial da bolsa onde são colocadas as companhias em processo de insolvência, onde passaram a negociar após a empresa ter sido decretada insolvente. Independentemente do que seja aprovado na Assembleia de Credores que decorre esta sexta-feira, a Euronext não vai tomar nenhuma decisão imediata, ainda que possa excluir a empresa de bolsa em caso de falência, ou caso se houver um plano de recuperação que não demonstre progressos, no espaço de 12 meses.
“A Inapa encontra-se atualmente no compartimento ‘Recovery Box‘, refletindo a sua situação financeira. Independentemente do desfecho do processo judicial de hoje, não há qualquer necessidade de ação imediata por parte da Euronext em relação à sua permanência em mercado“, adiantou fonte oficial da Euronext Lisbon ao ECO.
Independentemente do desfecho do processo judicial de hoje, não há qualquer necessidade de ação imediata por parte da Euronext em relação à sua permanência em mercado.
Na Assembleia de Credores da Inapa agendada para esta sexta, dia 27 de setembro, o administrador de insolvência Bruno Costa Pereira, que tem poderes para propor ações de responsabilidade civil contra os antigos administradores ou considerar que houve insolvência “culposa”, irá propor um plano de recuperação para a empresa, caso considere que é viável, ou que siga para liquidação.
Ainda que não seja tomada nenhuma decisão sobre as ações da Inapa esta sexta-feira, “a Euronext mantém o direito de excluir a empresa de negociação em caso de falência, mas pode também optar por aguardar até à conclusão do processo de liquidação.”
No caso de ser aprovado um plano de recuperação, a Inapa permanecerá no ‘Recovery Box‘, com a possibilidade de voltar ao mercado regular, conforme explica a gestora da bolsa de Lisboa. Ainda assim, “caso o plano não demonstre progressos suficientes no prazo de 12 meses, a Euronext poderá, de acordo com os regulamentos aplicáveis, considerar a exclusão da empresa.”
Os títulos da Inapa passaram a negociar neste compartimento especial após a empresa ter sido decretada insolvente e o seu processo atribuído ao administrador Bruno Costa Pereira. A colocação neste compartimento está de acordo com as regras da Euronext, que prevê “isolar” empresas em situação de insolvência, até que seja decidido qual o desfecho do processo.
As ações da Inapa valem atualmente perto de zero em bolsa: 0,048 cêntimos por ação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ações da Inapa vão manter-se em compartimento especial da bolsa
{{ noCommentsLabel }}