Portugueses vão poder entrar na China sem visto a partir de 15 de outubro
Até 31 de dezembro de 2025, os detentores de passaporte português vão poder entrar no país asiático sem necessidade de visto, por um período até 15 dias, para atividades como negócios ou turismo.
A China vai alargar a política de isenção de vistos para cidadãos de mais quatro países europeus, incluindo Portugal. A partir de 15 de outubro e até 31 de dezembro de 2025, os detentores de passaportes portugueses, gregos, cipriotas e eslovenos vão poder entrar no país sem necessidade de visto, por um período até 15 dias e para atividades como negócios, turismo e visitas familiares.
A extensão da política de isenção de vistos a Portugal, que era reclamada há vários meses pelos empresários portugueses, foi anunciada esta segunda-feira em conferência de imprensa pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, citado pela imprensa estatal chinesa.
Desta forma, um total de 20 países europeus passam a beneficiar desta pedida implementada pelo Executivo de Pequim e que visa estimular o turismo internacional e o investimento estrangeiro, abalados pela pandemia da Covid-19, durante a qual a China impôs um encerramento quase total das fronteiras.
Nos últimos meses, o país asiático adotou uma série de medidas para ajudar os viajantes internacionais, incluindo a disponibilização dos serviços de pagamento eletrónico WeChat Pay e Alipay aos utilizadores estrangeiros que visitam a China.
No primeiro semestre deste ano, os visitantes estrangeiros mais do que duplicaram para 14,64 milhões. Segundo dados da Administração Nacional de Imigração, as entradas sem visto ultrapassaram 8,5 milhões, equivalendo a 58% das viagens, que, ainda assim, estão ainda abaixo do nível pré-pandemia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses vão poder entrar na China sem visto a partir de 15 de outubro
{{ noCommentsLabel }}