Vendas no comércio aceleram 5,2% no pico do verão
As vendas no comércio a retalho subiram 5,3% em agosto, enquanto o comércio por grosso registou um crescimento homólogo de 6,3%, de acordo com os dados publicados pelo INE.
O Índice de Volume de Negócios no Comércio subiu 5,2% em agosto, face ao período homólogo, um crescimento que ficou muito acima dos 1,9% registados no mês anterior, segundo os números divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, as vendas no comércio a retalho cresceram 5,3% (2,2% no período anterior), enquanto o indicador no comércio por grosso aumentou 6,3% (2,8% em julho).
A justificar o aumento registado esteve a subida do comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos, que passou de uma redução de 1,9% para um aumento de 1,0%.
Já o comércio por grosso (inclui agentes), exceto de veículos automóveis e motociclos (divisão 46), registou uma subida homóloga de 6,3% em agosto, acelerando 3,5 pontos percentuais face a julho.
Em termos nominais, o índice total do Comércio apresentou um crescimento homólogo de 3,8%, mais 2,5 p.p. que o observado no mês anterior. “As vendas no comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos passaram de uma redução de 1,3% para um aumento de 1,2%. O Comércio por grosso (inclui e Comércio a retalho, aceleraram 3,6 p.p. e 0,9 p.p. para variações de 4,6% e 3,8%, respetivamente”, acrescenta o INE.
Já os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas apresentaram variações homólogas de 0,9%, 6,4% e -0,4% em agosto (1,4%, 7,5% e 1,5% no mês precedente), respetivamente, acrescenta o instituto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vendas no comércio aceleram 5,2% no pico do verão
{{ noCommentsLabel }}