Construir casa nova encareceu quase 4% em agosto

Embora o preço dos materiais tenha recuado, o custo da mão de obra disparou perto de 10% em agosto.

Construir casa ficou mais caro. Os custos de construção de habitação nova aumentaram 3,9% em agosto face ao mesmo período do ano passado, acelerando em relação aos meses anteriores, de acordo com as estimativas apresentadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O gabinete de estatísticas explica que, embora o preço dos materiais tenha recuado 0,5%, o custo da mão-de-obra registou um disparo de 9,6%.

Em julho, o índice de custos de construção de habitação nova registou uma taxa de variação 3,3% em termos homólogos, depois da taxa de 3,6% observada no mês anterior.

Custos de construção voltam a subir

“O custo da mão de obra contribuiu com 4,2 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do índice e os materiais com -0,3 pontos percentuais”, adianta o INE.

Para a descida do custo dos materiais contou principalmente o preço das Madeiras e derivados de madeira e os Materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização, “com uma descida de cerca de 10%”.

Já os Ladrilhos e cantarias de calcário e granito e o Betão Pronto tiveram subidas de 10% e 7%, respetivamente.

(Notícia atualizada às 11h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Construir casa nova encareceu quase 4% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião