Mais de metade dos cidadãos da UE querem reforço da cooperação Schengen
Mais de metade dos cidadãos da União Europeia são favoráveis ao reforço da cooperação no Espaço Schengen. A maioria considera que cooperação foi foi "uma das maiores conquistas" da UE.
Mais de metade dos cidadãos da União Europeia são favoráveis ao reforço da cooperação no Espaço Schengen e mais de 80% das empresas consideram que esta área fortalece os seus negócios, dá conta um Eurobarómetro divulgado esta terça-feira.
De acordo com um Eurobarómetro sobre o Espaço Schengen, 63% dos cidadãos europeus inquiridos consideram que é necessário “reforçar a cooperação” nesta área.
A União Europeia planeia reforçar o Espaço Schengen até 2030.
No mesmo inquérito, 83% das empresas consideraram que o Espaço Schengen beneficiou os seus negócios e 81% reconhecem que foi “uma das maiores conquistas” da União Europeia, apontando a redução dos custos operacionais como o maior benefício.
Em 2023, a Comissão Europeia adotou uma recomendação para aumentar a cooperação entre os Estados-membros no Espaço Schengen.
No ano passado foram emitidos mais de dez milhões de vistos Schengen e mais de 500.000 pessoas visitaram este espaço, que contribuiu para cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de toda a União Europeia, através dos empregos de mais de 22 milhões de pessoas, nomeadamente no turismo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de metade dos cidadãos da UE querem reforço da cooperação Schengen
{{ noCommentsLabel }}