5 coisas que vão marcar o dia

O dia será marcado pela apresentação da proposta para o Orçamento do Estado para 2025, num momento em que ainda se desconhece se o PS irá votar a favor documento.

O Executivo liderado por Luís Montenegro entrega esta quinta-feira na Assembleia da República a sua proposta para o Orçamento do Estado para 2025 (OE 2025), apresentando o documento de seguida numa conferência de imprensa agendada para as 16h. O Governo anuncia ainda o vencedor da adjudicação do contrato para a concessão do primeiro troço da alta velocidade entre Porto e Oiã. O INE divulga a taxa final de inflação em setembro e novas estatísticas do comércio internacional. Lá fora, a inflação nos EUA vai ser o tema no centro das atenções.

Governo apresenta proposta para o OE 2025

É o grande dia do Orçamento do Estado. Ainda sem um acordo fechado com o PS, o Governo entrega na Assembleia da República a sua proposta para o Orçamento do Estado para 2025 (OE 2025). A entrega do documento ao Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, deverá acontecer pelas 14h45, estando marcada para as 16h a conferência de imprensa onde serão explicadas as medidas aprovadas esta quarta-feira em Conselho de Ministros. Do que se sabe até ao momento, a proposta de Orçamento para 2025 só terá inscrita a redução da taxa de IRC para 20% no próximo ano, assim como as medidas seletivas acordadas com o PS, deixando em aberto novas reduções das taxas no futuro. A votação final global da proposta foi adiada de 28 para 29 de novembro.

INE confirma inflação em setembro

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quinta-feira os números finais da inflação em setembro. Uma estimativa rápida publicada no final de setembro apontava para uma taxa de inflação acima dos 2%, após a forte desaceleração registada em agosto. O Índice de Preços no Consumidor terá acelerado para 2,1% em termos homólogos, um aumento de 0,2 pontos percentuais à observada no mês anterior. Descontando os produtos alimentares não transformados e energéticos, a taxa de inflação subjacente terá subido para 2,8%, o que compara com a taxa de 2,4% no mês precedente.

Como evoluíram as exportações e as importações?

O INE divulga ainda as estatísticas do comércio internacional em agosto. As exportações portuguesas de bens e as importações tinham subido 23,5% e 15,5%, respetivamente, em julho, face a igual mês do ano passado, invertendo a queda registada no mês anterior. Esta evolução está, em grande medida, influenciada pelas transações na sequência de trabalho por encomenda, já que descontando estas operações aumentaram 8,6% e 12,1%, respetivamente. Além das estatísticas do comércio internacional, o INE divulga ainda esta manhã os Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços, em agosto.

Governo adjudica primeiro troço da alta velocidade

O primeiro-ministro Luís Montenegro e o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, anunciam a adjudicação da concessão da Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto (Campanhã) e Oiã, que integra a primeira de três fases da ligação de alta-velocidade entre Porto e Lisboa, ao consórcio LusoLav, que integra a Mota-Engil, a Teixeira Duarte, a Casais, a Alves Ribeiro, a Conduril e a Construções Gabriel A.S. Couto. A decisão surge após o júri do concurso ter aprovado a proposta do consórcio português Lusolav para a construção do primeiro troço da linha de Alta Velocidade Porto- Lisboa. A proposta apresentada pelo consórcio foi avaliada positivamente pelo júri no critério da qualidade, que teve um peso de 30% na avaliação.

Investidores de olho na inflação nos EUA

Será conhecida esta quinta-feira a evolução da taxa de inflação em setembro nos EUA. O Índice de Preços no Consumidor tem mantido uma trajetória descendente, tendo abrandado, em agosto, pelo quinto mês para 2,5%, face aos 2,9% registados em julho. Estes números são especialmente importantes para perceber se a Reserva Federal dos EUA (Fed) vai continuar a descer juros, depois de ter anunciado um corte da taxa dos fundos federais de 50 pontos base na reunião de setembro. Atualmente, os investidores estão a descontar uma probabilidade de 82% para que seja decidido um novo corte de 25 pontos base na reunião de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião