Vendas da BMW e Mercedes travam com queda na procura e concorrência chinesa
No trimestre julho-setembro, as vendas da BMW caíram 13% e as da Mercedes cerca de 3%. A fraca procura e a forte concorrência na China foram os principais motivos da queda das vendas.
As vendas da BMW caíram 13% no trimestre entre julho-setembro, enquanto as da Mercedes registaram uma queda de 3%, avança esta quinta-feira a Reuters. Segundo os fabricantes alemães de automóveis de luxo, a fraca procura e a forte concorrência na China foram os principais motivos da queda das vendas.
Os elevados custos de produção, a gestão da transição para os veículos elétricos, a queda da procura e a crescente concorrência da China são alguns dos desafios atuais do setor automóvel alemão.
O maior mercado automóvel do mundo, o chinês, está a sofrer, face ao declínio da economia, enquanto os fabricantes de automóveis estrangeiros enfrentam uma forte concorrência dos fabricantes locais que oferecem modelos mais baratos. Na China, as vendas da BMW caíram um terço, enquanto as da Mercedes caíram 13%.
O segmento topo de gama da Mercedes, a linha Classe S, foi o mais atingido devido à redução dos gastos dos consumidores chineses. Já a BMW não especificou o desempenho do modelo na China. Ainda assim, avançou que as vendas globais das limusinas Rolls-Royce caíram 16% e a marca Mini sofreu uma queda de 25%.
No que concerne aos veículos elétricos a bateria, a Mercedes classificou o mercado global como “moderado”, com uma queda de 31% nas vendas. Em contraciclo, na BMW as vendas aumentaram 10% no trimestre julho-setembro.
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