Receita com jogos da Santa Casa vai subir 3,5% para 232 milhões de euros em 2025
Receita com jogos sociais explorados pela Santa Casa vai aumentar para 232 milhões de euros no próximo ano, mais 7,8 milhões de euros do que em 2024.
O Governo prevê que a receita com os jogos sociais aumente 3,5% no próximo ano, para 232 milhões de euros. A estimativa consta do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), entregue na quinta-feira no Parlamento, e significa um crescimento do dinheiro que entra na Segurança Social.
O Ministério das Finanças prevê que os jogos explorados pelo departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) representem uma receita de 224,2 milhões de euros em 2024, aumentando 7,8 milhões de euros no ano seguinte.
A Santa Casa é responsável por explorar em regime de exclusividade os jogos sociais em nome e por conta do Estado. Entre estes incluem-se o Euromilhões, o Eurodreams e o M1lhão. Os jogos da SCML constituem hoje a principal fonte de receita da instituição, segundo a provedora da instituição, Ana Jorge. Aquando da tomada de posse assinalou que “mais de 70% se destinam a outros serviços e instituições do país”, referindo que a pandemia de Covid-19 serviu como um alerta, “com o decréscimo avultado das receitas do jogo e o aumento ainda mais avultado dos pedidos de ajuda”.
A SCML fechou o ano passado com lucros de 2,4 milhões de euros, segundo consta no relatório de gestão e contas de 2023. A ajudar a atingir este resultado esteve a transferência do Instituto da Segurança Social (ISS) de cerca de 34 milhões de euros, em agosto do ano passado. Sem essa “injeção” a instituição poderia ter fechado com prejuízos de 31,5 milhões de euros.
O plano de reestruturação da SCML prevê o fim da internacionalização dos jogos sociais, através da liquidação da Santa Casa Global, tendo já começado o processo em algumas das participadas, de acordo com a Lusa. Segundo o que está definido no plano de reestruturação, a que a agência teve acesso, a sociedade Santa Casa Global – criada na direção do provedor Edmundo Martinho para a internacionalização dos jogos sociais – vai ser liquidada, ou seja, extinta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Receita com jogos da Santa Casa vai subir 3,5% para 232 milhões de euros em 2025
{{ noCommentsLabel }}