5 coisas que vão marcar o dia
O BCE decide sobre as taxas diretoras e a diretora do FMI analisa a economia global. O INE divulga a síntese económica de conjuntura de setembro e o Eurostat mostra como vai a inflação na Zona Euro.
O BCE reúne-se para decidir sobre as taxas diretoras e a diretora do FMI faz uma análise e apresenta uma visão geral sobre as perspetivas para a economia global. Enquanto o INE divulga a síntese económica de conjuntura relativa a setembro, o Eurostat mostra como vai a inflação na Zona Euro através do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor.
BCE decide sobre taxas de juro
Esta quinta-feira há mais uma reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), sendo que os analistas esperam que a instituição desça de novo as taxas de juro em 25 pontos base. No dia 12 de setembro, o BCE desceu a principal taxa diretora em 25 pontos base para 3,5%, depois de em 18 de julho ter mantido as taxas de juro diretoras.
INE divulga síntese económica de conjuntura e índices de preços na produção industrial
O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga a síntese económica de conjuntura referente ao mês de setembro. Também referentes a setembro, o INE divulga os índices de preços na produção industrial, os quais subiram em agosto, pelo segundo mês consecutivo, 2% face ao mesmo mês do ano anterior. O relatório mais recente mostrava que, excluindo o setor da energia, cujos preços abrandaram para 1,5%, os preços no total da indústria somaram 2%, face aos 1,7% do mês anterior.
Como vai a inflação na Zona Euro?
O Eurostat vai divulgar o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor na Zona Euro referente ao mês de setembro. Em agosto, este índice desacelerou no conjunto dos 20 países da moeda única europeia, segundo uma estimativa rápida do Eurostat, abrandando para 2,2%, face aos 2,6% de julho. Em Portugal, a taxa de inflação voltou a situar-se acima dos 2% em setembro, após a forte desaceleração registada em agosto, com o Índice de Preços no Consumidor a acelerar para 2,1%, em termos homólogos, num aumento de 0,2 pontos percentuais.
Diretora do FMI analisa economia global
Kristalina Georgieva, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), faz uma análise e apresenta uma visão geral sobre as perspetivas para a economia global e as prioridades políticas para os próximos meses. Após o discurso de antevisão das reuniões anuais do FMI por parte da dirigente de origem búlgara, tem ainda lugar uma conversa para discutir mais aprofundadamente os temas destas reuniões anuais.
Dados do desemprego nos EUA mexem com Wall Street
Serão conhecidos esta quinta-feira vários indicadores da economia norte-americana que vão mexer com os mercados, com destaque para o Índice de Produção Industrial e para os pedidos de subsídio de desemprego feitos em setembro. Entre outros, os investidores vão ainda digerir dados relacionado com as vendas a retalho e com o mercado imobiliário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}