Governo já ouviu IAG e Lufthansa sobre a TAP. Vai reunir este mês com Air France
Ministro das Finanças afirma que foram pedidas novas avaliações da TAP no âmbito da privatização. Governo ainda aguarda resultado.
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, revelou numa entrevista à SIC Notícias que, depois de reunir com os grupos IAG e Lufthansa, vai este mês auscultar a Air France – KLM sobre o interesse na privatização da TAP. O Governo pediu novas avaliações da companhia, revelou também o governante.
“Nesta fase estamos a ouvir estes três intervenientes. Já ouvimos a IAG e a Lufthansa. Vamos ouvir a Air France – KLM ainda no decorrer deste mês de outubro. E a partir daí desenharemos a nossa proposta de alienação da empresa”, afirmou Joaquim Miranda Sarmento no programa Negócios da Semana, transmitido na quarta-feira à noite.
O Governo solicitou “novas avaliações” do valor da TAP e está a aguardar o resultado, disse ainda o ministro. A intenção é ir recuperar boa parte dos 3,2 mil milhões de euros investidos pelo Estado na capitalização da companhia aérea devido à crise criada pela pandemia. “Pretendemos recuperar uma parte significativa se não no primeiro momento, ao longo de um período longo“. A expectativa do ministro das Finanças é que o processo esteja concluído no decorrer de 2025.
O grupo IAG, dono de companhias como a British Airways e Iberia, a Lufthansa e o grupo Air France – KLM são os mais firmes candidatos à privatização, mas a venda do capital da companhia aérea atraiu outros interessados.
O secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, afirmou numa entrevista ao jornal Faro de Vigo, publicada na semana passada, que há “muito interesse” na venda do capital da companhia de bandeira portuguesa, “não só da Europa, também fora dela”.
Esse interesse vem de duas geografias: Médio Oriente e Ásia, segundo apurou o ECO, e não só de empresas do setor da aviação, mas também de fundos de investimento. Aliás, mesmo na Europa há investidores puramente financeiros que também mostraram, recentemente, interesse na operação de venda da TAP. Os fundos de investimento têm participado em operações no setor, como aconteceu com a entrada da Air France – KLM no capital da SAS.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo já ouviu IAG e Lufthansa sobre a TAP. Vai reunir este mês com Air France
{{ noCommentsLabel }}