Howden e AIG com seguro de projetistas para novo Simplex urbanístico

5 milhões de euros é a cobertura do novo seguro de responsabilidade civil conseguido pelos arquitetos da S+A. Uma resposta às novas regras urbanísticas e a maiores preocupações dos projetistas.

Otimismo num seguro para apoiar a rápida construção de habitações: João Portugal Mendonça, diretor-geral da Howden Portugal, e Miguel Saraiva, do gabinete de Arquitetura S+A.

O gabinete de arquitetura Saraiva + Associados (S+A) conseguiu obter uma apólice de responsabilidade civil até 5 milhões de euros para enfrentar a nova legislação Simplex e a as maiores responsabilidades dos projetistas. Segundo nota da S+A no Linkedin enquanto “o seguro disponibilizado pela Ordem dos Arquitetos à generalidade dos seus membros, é de apenas 50 mil euros, o presente Seguro da S+A possui um valor de 5 milhões de euros, assegurando, de forma única e significativa, o conforto e a segurança dos seus clientes nas diversas geografias de atuação da S+A”.

A S+A revelou que o seguro foi subscrito pela AIG e montado pela corretora Howden. João Portugal Mendonça, diretor geral da Howden Portugal, diz que este contrato “acrescenta bastante ao panorama de seguros para este tipo de risco no setor da arquitetura, uma vez que por um lado a legislação urbanística aprovada no início deste ano veio aumentar significativamente o nível de responsabilidade assumida pelo projetista”.

A nova legislação é o Simplex Urbanístico que entrou em vigor no início deste ano para estimular o acesso à habitação, promovendo a construção de mais imóveis. É composto por um conjunto de 26 medidas que pretendem simplificar, modernizar e inovar os serviços administrativos do Estado, acelerando os licenciamentos e colocando maiores responsabilidades em projetistas e promotores imobiliários.

Outro fator motivador referido pela Howden é o facto de os seguros de responsabilidade civil profissional dos arquitetos terem tradicionalmente coberturas muito contidas quer em amplitude de garantia, quer em limite de indemnização, opinião corroborada pela S+A. O seguro de responsabilidade civil atualmente oferecido pela Ordem dos Arquitetos, mediado pela corretora Secose, duplicou a cobertura para 50 mil euros em 2023, mas ainda assim ficou longe dos 5 milhões de euros agora assinados.

A AIG, seguradora principal subscritora desta apólice conta com larga experiência no mercado internacional especializado neste tipo de riscos, tendo validado o processo de avaliação e negociação conduzido pela Howden. “Dessa validação resultou a garantia de uma proteção abrangente dirigida ao compromisso de Saraiva + Associados com a qualidade e segurança em cada projeto”, afirma João Mendonça. Segundo o diretor-geral foi desenvolvido “um profundo processo de análise e avaliação da exposição de risco – na qual a qualificação e experiência dos Segurados tem um papel decisivo para merecer a confiança dos Seguradores – bem como a negociação de termos com o mercado segurador”.

O S+A, liderado por Miguel Saraiva, conta com mais de 100 arquitetos, tem sede em Lisboa e escritórios no Funchal, Argélia, Brasil, Colômbia, Cazaquistão, Singapura, Suíça, Vietname e em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Howden e AIG com seguro de projetistas para novo Simplex urbanístico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião