5 coisas que vão marcar o dia

Montenegro assina "acordo histórico" com Espanha para a gestão de recursos hídricos e CP é ouvida sobre o seu plano de negócios. A Fed divulga os dados mais recentes sobre a economia norte-americana.

Esta quarta-feira, Luís Montenegro assina um “acordo histórico” com Espanha para a gestão de recursos hídricos enquanto o conselho de administração da CP é ouvido na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, sobre o plano de negócios da empresa. Já a Fed lança o “Livro Bege” onde divulga os dados mais recentes sobre a economia norte-americana e o Banco de Portugal revela os dados referentes a agosto de 2024 do endividamento do setor não financeiro.

Montenegro assina “acordo histórico” para gestão de recursos hídricos

O primeiro-ministro marca presença no encerramento da 35.ª cimeira luso-espanhola, em Faro, onde vai assinar um “acordo histórico” com Espanha relacionado com a gestão de recursos hídricos. O acordo entre os dois países visa garantir “caudais mínimos diários no rio Tejo, caudais ecológicos no rio Guadiana e o pagamento da água do Alqueva por parte da sua utilização por agricultores espanhóis”, disse o primeiro-ministro no 42.º Congresso do PSD.

CP ouvida no Parlamento

A requerimento do Bloco de Esquerda decorre hoje a audição ao conselho de administração da CP, na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, sobre o plano de negócios da empresa. O Passe Ferroviário Verde, que substitui o Passe Ferroviário Nacional, entrou em vigor no início desta semana, tendo o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, garantido que a operadora “será ressarcida até ao último cêntimo daquilo que hipoteticamente poderá vir a perder”, em resposta às preocupações expressas pela comissão de trabalhadores da CP.

Banco de Portugal divulga dados de endividamento

O Banco de Portugal vai revelar os dados referentes a agosto de 2024 do endividamento do setor não financeiro. Em julho o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) diminuiu 2,5 mil milhões de euros, para 808,8 mil milhões de euros.

“Livro Bege” da Fed dá sinais sobre a economia

Esta quarta-feira, a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) divulga os dados mais recentes sobre a economia norte-americana. Publicado oito vezes por ano, o “Livro Bege” apresenta o resumo das condições e atividade económica do país, com base no reportado pelos diferentes bancos centrais federais. Na edição lançada no início de setembro, o Livro Bege referia que a atividade económica está a abrandar em mais regiões dos Estados Unidos, enquanto os preços estavam a subir “moderadamente” e as contratações a “arrefecer”.

Tesla apresenta resultados

A Tesla vai também apresentar os seus resultados trimestrais esta quarta-feira. No segundo trimestre, a fabricante de carros elétricos divulgou resultados abaixo do esperado pelos analistas, sendo que apesar das receitas terem crescido 2%, em termos homólogos, para 24,93 mil milhões de dólares, as vendas caíram 7%, para os 19,9 mil milhões. Já os lucros atingiram 1,48 mil milhões de dólares, menos 45% face aos resultados obtidos no período de 2023. Além da Tesla, também outras empresas divulgam hoje os seus resultados como a Coca-Cola, IBM ou Boeing.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião