⛽ Combustíveis vão ficar mais caros. Gasolina sobe um cêntimo e gasóleo meio cêntimo na próxima semana

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,568 euros por litro de gasóleo simples e 1,716 euros por litro de gasolina simples 95.

Para a semana os preços dos combustíveis vão ficar mais caros, por isso, aproveite o fim de semana para encher o tanque da sua viatura. A gasolina deverá subir um cêntimo e o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá ficar meio cêntimo mais caro, avançam ao ECO fontes do setor.

Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,568 euros por litro de gasóleo simples e 1,716 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent de sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, os preços do gasóleo desceram dois cêntimos e da gasolina 0,1 cêntimos, descidas inferiores às expectativas do mercado que apontavam para descidas de três e 0,5 cêntimos, respetivamente.

O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está esta sexta-feira a subir 0,62%, para 74,84 dólares por barril, e caminha para uma subida semanal superior a 1%, alimentado por preocupações geopolíticas, já que as perspetivas face à procura chinesa ficaram para segundo plano durante algum tempo.

A longo da semana, Israel manteve a ofensiva no Líbano, e apesar da retoma das negociações de cessar-fogo, nos próximos dias, na Faixa Gaza, os investidores continuam nervosos.

“Mantemos a opinião de que o preço certo para o petróleo bruto atualmente é de cerca de 70 dólares, onde está agora, enquanto aguardamos novos impulsionadores dos preços, incluindo o resultado da reunião do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, bem como a resposta de Israel ao ataque de mísseis do Irão a 1 de outubro”, disse Tony Sycamore, analista da IG, numa nota, citada pela Reuters.

Os investidores também procuram maior clareza nas políticas de estímulo de Pequim, embora os analistas não esperem que tais medidas proporcionem um grande impulso à procura de petróleo por parte da China, o segundo maior consumidor mundial.

O Goldman Sachs manteve, na quinta-feira, as suas previsões para os preços do petróleo, gás natural e carvão, considerando que o impacto do aumento dos estímulos chineses nos preços da energia é modesto face a fatores como o fornecimento de petróleo do Médio Oriente e o clima de inverno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

⛽ Combustíveis vão ficar mais caros. Gasolina sobe um cêntimo e gasóleo meio cêntimo na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião