Barómetro CIP/ISEG prevê crescimento de 1,8% este ano em linha com Governo
Barómetro acredita que final do ano deverá apresentar resultados mais favoráveis do que o terceiro trimestre, para o qual prevê uma subida do PIB em cadeia entre zero e 0,2%.
O Barómetro CIP/ISEG estima um crescimento económico em Portugal de 1,8% em 2024, em linha com o projetado pelo Governo no Orçamento do Estado para 2025. De acordo com a nota divulgada esta sexta-feira, o final do ano deverá apresentar resultados mais favoráveis do que o terceiro trimestre.
“A melhoria, em setembro, dos indicadores de confiança dos consumidores e das empresas, transversal a todos os setores, permite esperar um final do ano com resultados mais favoráveis. Deste modo, e atendendo a um quarto trimestre com mais dias úteis, em termos homólogos, a previsão CIP-ISEG de crescimento anual do PIB em 2024 mantém-se inalterada em 1,8%”, prevê.
O Barómetro CIP/ISEG estima que, no terceiro trimestre, a evolução em cadeia do PIB se tenha mantido fraca, entre zero e 0,2%, com o consumo privado a constituir a componente com o maior contributo para o crescimento da economia.
Em sentido oposto, o investimento “poderá mesmo ter diminuído relativamente ao segundo trimestre e o contributo da procura externa líquida terá continuado a ser negativo”. Para os economistas, “a melhoria observada nos serviços e no comércio a retalho foi contrariada pela produção industrial, que permanece em queda, ainda que mais atenuada”.
“Um crescimento baseado unicamente no dinamismo do consumo nunca poderá ser sustentado. Neste contexto, é vital a aceleração da execução do PRR e do Portugal 2030”, refere Rafael Alves Rocha, diretor-geral da CIP, citado em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barómetro CIP/ISEG prevê crescimento de 1,8% este ano em linha com Governo
{{ noCommentsLabel }}