Unicórnio Sword organiza cimeira de IA para “democratizar o acesso a matérias que estão a moldar a sociedade”

Meta, Google Deepmind, DAGWorks, Unbabel e Rows estão já confirmadas na cimeira, a realizar-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. São esperados mais de 400 participantes.

A Sword Health vai realizar a 9 de novembro, no Porto, a primeira cimeira organizada pela empresa dedicada à inteligência artificial (IA). Querem “democratizar o acesso a matérias, que estão a moldar a sociedade e que têm um potencial enorme para resolver problemas estruturais e globais”.

“A Sword usa Inteligência Artificial desde a sua génese. Somos pioneiros em AI Care e contamos com uma plataforma que engloba sete soluções distintas que combinam o poder da IA com equipas clínicas para resolver diferentes problemas do espetro da dor. Detetámos um problema e temos vindo a desenvolver soluções de IA, pois é a única forma de garantirmos qualidade e escala. Qualidade porque conseguimos que não escape nenhum pormenor relevante ao profissional clínico; escala porque o profissional clínico consegue, com a ajuda da IA, fazer chegar o tratamento a mais pacientes, democratizando o acesso a tratamento de qualidade”, começa por dizer Luís Ungaro, vp of AI da Sword Health, ao ECO.

“O Sword AI Summit surge precisamente para democratizar o acesso a estas matérias, que estão a moldar a sociedade e que têm um potencial enorme para resolver problemas estruturais e globais. Queremos promover a inovação, o networking e a partilha de conhecimento“, diz o vp of AI da unicórnio.

Equipa de IA é “100% nacional”

Presente em vários mercados, a empresa portuguesa escolheu Portugal para realizar a primeira Sword AI Summit, país onde a unicórnio fundada por Virgílio Bento tem a maioria da equipa de tecnologia localizada.

“Temos uma equipa de cerca de 900 colaboradores baseados em diferentes países, mas a grande maioria está em Portugal e nos Estados Unidos. A equipa de tecnologia é uma das maiores da Sword e a maior parte (80% dos colaboradores que a compõem) trabalha a partir de Portugal“, adianta Luís Ungaro ao ECO.

No caso da equipa de IA, que integra a de tecnologia, é composta a 100% por talento nacional. Só nos últimos dois anos, esta equipa quintuplicou. E continuamos a reforçá-la, com uma aposta muito direta no talento nacional, que é de elevada qualidade e tem alavancado o crescimento da Sword“, diz.

Meta, Google Deepmind, DAGWorks, Unbabel e Rows são algumas das empresas já estão confirmadas na cimeira a realizar-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e onde são esperados mais de 400 participantes.

O evento destina-se a machine learning engineers, data scientists, project managers e outros profissionais da área tecnológica, mas também entusiastas e interessados em saber mais sobre IA.

Talks sobre os mais recentes desenvolvimentos em Generative AI, incluindo novos modelos, agentic frameworks e plataformas, e insights práticos que os profissionais na audiência poderão aplicar no seu trabalho são algumas das iniciativas previstas.

A entrada tendo um custo de 10 euros. Com o apoio da Sword Foundation, os lucros revertem na totalidade a favor da Liga dos Bombeiros Portugueses, informa a unicórnio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unicórnio Sword organiza cimeira de IA para “democratizar o acesso a matérias que estão a moldar a sociedade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião