Saiba como os seguros Ucranianos sobreviveram à guerra

  • ECO Seguros
  • 28 Outubro 2024

A invasão russa da Ucrânia levou à quebra de receitas, adaptação regulatória e aumento da procura por coberturas específicas. Muitas companhias pararam atividade, mas o setor dá muitos sinais de vida.

Desde o início da guerra em fevereiro de 2022, o mercado de seguros ucraniano tem vindo a sofrer um impacto profundo, marcado por quedas bruscas e adaptações rápidas. A invasão russa e a anexação de territórios ucranianos trouxe incertezas e desafios económicos para o setor, afetando drasticamente as receitas e mudando as exigências de cobertura, segundo o CEO da Associação Nacional de Seguradores da Ucrânia, Denis Yastreb, publicada pela Insurance Europe.

Denis Yastreb, CEO da Associação Nacional de Seguradores da Ucrânia, traça a transformação do setor segurador ucraniano face à guerra no seu território.

Nos primeiros meses da guerra, o setor de seguros registou uma queda histórica de 52% nos prémios em março de 2022, comparado ao mesmo mês de 2021. A incerteza e o medo limitaram as atividades empresariais, reduzindo o volume de seguros contratados. Nesse período, o setor também se focou na “segurança seus empregados e das suas famílias, da mudança de instalações, do armazenamento de dados e dos recursos materiais e técnicos”, afirmou Denis Yastreb.

Entretanto, a partir de maio de 2022, o setor começou a mostrar sinais de recuperação, com um crescimento de 12,4% nos prémios até 2023, impulsionado, em parte, pela inflação.

Com o conflito, a Ucrânia impôs restrições cambiais que dificultaram as seguradoras de realizar pagamentos a resseguradoras estrangeiras em 2022, tendo os prémios pagos a essas empresas caído 38%. Graças à cooperação das resseguradoras, as operações de resseguro foram parcialmente mantidas.

Em 2023, a flexibilização cambial permitiu uma retomada gradual dos pagamentos externos, com aumento de 16% nas operações de resseguro durante os primeiros nove meses do ano.

Segundo os dados mais recentes, a percentagem de prémios de resseguro para parceiros estrangeiros aumentaram 6,3 % nos primeiros seis meses de 2024 em comparação com o mesmo período no ano passado.

Adaptação do setor à situação de guerra

Desde março de 2022, o Banco Nacional da Ucrânia (NBU) implementou medidas de flexibilização regulatória para permitir que seguradoras se adaptassem rapidamente à situação de guerra. A experiência prévia em processos remotos, adquirida durante a pandemia da COVID-19, facilitou essa transição, e permitiu a retomada gradual do setor. Nos primeiros seis meses de 2024, houve um aumento de 3,6% em prémios brutos emitidos, refletindo um cenário de lenta recuperação económica. Após a adaptação inicial, o NBU começou a reverter a flexibilização regulatória, exigindo maior transparência e solvência das seguradoras.

Mudanças na procura

O cenário de ataques intensificados aumentou a procura por seguros específicos que cobrem riscos de guerra, incluindo danos causados por mísseis, drones e explosões. Em 2022, produtos com cobertura para vida, saúde, habitação e veículos foram lançados, atendendo tanto a pessoas físicas como a empresas de pequena e média dimensão. Contudo, as coberturas têm limites territoriais e valores restritos, especialmente em áreas de alto conflito.

A emigração em massa de ucranianos aumentou a procura por seguros Green Card, que cobrem responsabilidade civil para veículos fora do país. Em 2022, o volume de prémios para esse tipo de seguro cresceu 124,7%, alcançando 102 milhões de euros, mas o número de apólices começou a diminuir em 2023 à medida que menos cidadãos renovaram o seguro.

A guerra também provocou uma reestruturação no mercado, levando à saída de diversas seguradoras. Em julho de 2024, o número de empresas no setor cedeu de 155 para 90 desde o final de 2021, refletindo a pressão intensa sobre o setor, mas também a adaptação das seguradoras que continuam operando, demonstrando resiliência em meio às adversidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saiba como os seguros Ucranianos sobreviveram à guerra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião