Abanca mais que duplica lucros para 988,1 milhões com ajuda do EuroBic
Crescimento de 38,7% na margem financeira impulsionou resultados do banco espanhol, que beneficiou da integração do EuroBic em julho.
O Abanca lucrou 988 milhões nos primeiros nove meses do ano, mais do dobro dos 429 milhões obtidos no mesmo período de 2023, com a integração do EuroBic a dar uma ajuda às contas. Sem o banco português o resultado líquido teria sido de 638 milhões.
A instituição financeira espanhola informa, em comunicado, que o produto bancário atingiu os 127 milhões. A margem financeira aumentou 38,7% em relação aos primeiros nove meses de 2023 e os rendimentos da prestação de serviços 9,1%. O retorno dos capitais próprios recorrente (ROTE) subiu de 13% para 16,9%.
“O Abanca consolida-se como um dos bancos mais sólidos no mercado ibérico após a aquisição do EuroBic, que aporta um negócio rentável e saudável de mais de 12.000 milhões de euros“, assinala, acrescentando que “após a conclusão da compra do EuroBic, no passado mês de julho, foram implementadas melhorias relevantes ao nível do negócio, na gestão, na imagem corporativa e no processo de integração”. Durante o terceiro trimestre captou 5.000 novos clientes e 850 milhões em recursos.
O banco galego reclama a conquista de mais de 101 mil novos clientes no último ano. “As novas formalizações de crédito a particulares e empresas cresceram 12,1% e 12,7%, respetivamente, desde setembro de 2023, os depósitos aumentaram 22,0% e as subscrições líquidas em Espanha de fundos de investimento triplicaram, atingindo uma quota de 4,5%”, detalha.
O rácio de capital (CET1) do Abanca subiu para 12,8%. Já o rácio de crédito em incumprimento passou de 2,3% no terceiro trimestre de 2023 para 2,6% no final de setembro. O rácio de cobertura de ativos duvidosos subiu de 75,3% para 78,1%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Abanca mais que duplica lucros para 988,1 milhões com ajuda do EuroBic
{{ noCommentsLabel }}