Sporting oficializa saída do treinador Rúben Amorim para o Manchester United

Manchester United oficializou contratação do treinador português, aceitando pagar 11 milhões de euros ao Sporting pela rescisão. Deve continuar ao leme dos "leões" mais três jogos.

Rúben Amorim vai assumir os comandos do Manchester UnitedEPA/MIGUEL A. LOPES

É oficial: Rúben Amorim vai deixar os comandos do Sporting para passar a treinar o Manchester United, confirmaram os dois clubes esta sexta-feira, praticamente em simultâneo. Deverá manter-se ao leme do Sporting por apenas mais três jogos.

Numa publicação na rede social X, o Manchester United escreveu: “It’s done [está feito]. Bem-vindo ao Manchester United, Rúben Amorim.Rúben Amorim será head coach, mas só assumirá a função no dia 11 de novembro, condicionado à obtenção de visto de trabalho, segundo um comunicado do clube.

Instantes depois, o Sporting confirmou a mesma informação num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário, acrescentando mais detalhes.

“A Sporting SAD chegou a acordo com o Manchester United FC com relação aos termos e condições da saída do treinador Rúben Amorim”, lê-se no comunicado, indicando que a SAD leonina irá receber dos ingleses o pagamento de 11 milhões de euros como “contrapartida”.

“Adicionalmente, a Sporting SAD terá um benefício de 1.658.000 euros relativos à extinção de direitos de crédito, registados como passivos e passivos contingentes, em consequência da revogação e renegociação de contratos referentes a comissões de intermediação”, acrescenta o Sporting.

O Rúben é um dos mais excitantes e mais conceituados treinadores jovens do futebol europeu.

Manchester United, em comunicado

O anúncio da saída acontece no dia em que o Sporting defrontará em casa o Estrela da Amadora, pelas 20h15, num jogo a contar para a 10.º jornada do campeonato, ainda com Amorim ao leme. Atualmente, os “leões” ocupam a primeira posição na tabela, acumulando 27 pontos, a três pontos de distância do FC Porto, tendo vencido todos os nove jogos.

O Sporting de Rúben Amorim também defrontará o Manchester City na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, num jogo a contar para a Liga dos Campeões. O treinador ainda guiará a equipa principal por mais um jogo, contra o SC Braga, partida que está marcada para dia 10 de novembro.

Rúben Amorim, conhecido adepto do clube rival Benfica, tem sido o treinador do Sporting desde março de 2020 e conseguiu devolver as glórias ao clube, com a conquista do título de campeão nacional logo em 2020/2021, algo que não acontecia desde a época de 2001/2002. Viria a repetir o feito em 2023/2024.

Em reação à contratação, o Manchester United, que continuará a ser orientado por Ruud van Nistelrooy até à chegada do português, enalteceu os palmarés de Rúben Amorim: “O Rúben é um dos mais excitantes e mais conceituados treinadores jovens do futebol europeu. Altamente condecorado enquanto jogador e treinador, os seus títulos incluem ter vencido a Primeira Liga duas vezes em Portugal com o Sporting, uma delas o primeiro título do clube em 19 anos.”

(Notícia atualizada pela última vez às 12h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting oficializa saída do treinador Rúben Amorim para o Manchester United

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião