Insurtech domina ecossistema fintech em Portugal e atrai novas parcerias
Ainda que seja a maior fatia do sistema, é apenas o terceiro a nível de investimento: blockchain e cripto estão em primeiro lugar.
O setor das insurtech continua a representar a maior fatia (20%) das fintech portuguesas, seguindo-se-lhe o setor de lending & credit (empréstimos e crédito) e depois pagamentos e transferências de capital (ambas representando 19% cada). Estes dados constam no Portugal Fintech Report 2024 que regista um crescimento da criação de fintech face ao ano passado, visto que do ecossistema 11% foram criadas em 2024 e no ano passado apenas 3%.
Até à data, o ecossistema fintech teve um investimento de 1.164.011.646 euros. Do montante investido, 85% é proveniente de investidores estrangeiros, um crescimento de 43% face ao ano passado.
Entre os setores que mais atraíram investidores, o da insurtech fecha o pódio do setor com maior investimento perdendo para a blockchain e cripto, que é o que capta mais investimento e lending & credit que surge logo em segundo lugar.
Segundo o relatório, entre as parcerias que guiam o progresso da indústria estão a Caravela e a fintech Indie que fornece “insurance as a service” para técnicos da plataforma Oscar, onde se paga por cada serviço solicitado.
Destaque ainda para os seguros auto e motociclo propostos pela Habit aos clientes da Credibom, para a parceria entre a VD Insurance e a Mudum e entre esta e a Minalea. Esta última aplica ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para análise de mercado, apoio de vendas, análise de dados e integração dos dados dos clientes.
A Portugal Fintech foi fundada em 2016 como a primeira comunidade fintech sem fins lucrativos em Portugal. Desde daí, evoluiu para uma rede desde startups a incumbentes dedicatos ao ecossistema. As suas principais iniciativas são a Fintech House, um incubador para fintech em Lisboa, Fintech Solutions, órgão consultivo que visa fechar as lacunas entre startups e incumbentes e, finalmente, Portugal Fintech Report.
Os relatórios são elaborados desde 2017 para promover conhecimento e conexão no ecossistema fintech português, impulsionando o crescimento e a inovação através de insights e colaboração entre startups, investidores e especialistas da indústria.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Insurtech domina ecossistema fintech em Portugal e atrai novas parcerias
{{ noCommentsLabel }}