Azul pede análise a “incumprimento” pela TAP em empréstimo de 2016

  • ECO
  • 5 Novembro 2024

A companhia brasileira acionou o agente fiduciário do financiamento concedido à TAP para que verifique se a companhia portuguesa está a violar disposições do contrato.

A Azul e a TAP estão em desacordo sobre o pagamento de uma dívida contraída em 2016 pela companhia portuguesa, num montante superior a 160 milhões de euros. A companhia brasileira solicitou ao agente fiduciário do empréstimo para que analise a situação de “incumprimento”, avança o Diário de Notícias.

A administração da Azul notificou a Bondholders, uma sociedade com sede em Valência e que atua como security agent da operação, para que analise com “urgência” a situação e convoque “uma assembleia extraordinária” para discutir as falhas no cumprimento do contrato pela TAP SGPS. Foram também notificadas a Parpública e a administração da companhia portuguesa.

Segundo a mesma notícia, a Azul pretende ainda que a Bondholders avalie “a possibilidade de desencadear a extinção antecipada das obrigações”. O empréstimo, no valor de 90 milhões de euros, foi subscrito em 2016, quando David Neeleman era simultaneamente acionista da TAP e CEO da Azul. Os títulos têm um juro elevado, de 7,5%, que, além disso, é composto. A fatura para a TAP SGPS já vai em 165,7 milhões, segundo o cálculo feito pelo Banco Santander.

A Azul enviou em setembro uma carta à TAP e ao Governo a solicitar um “aperfeiçoamento” das garantias prestadas no âmbito da subscrição das obrigações, que diz não estarem a ser cumpridas, ou um pagamento antecipado da dívida, com negociação dos juros devidos, como avançou o ECO. Uma das preocupações prende-se com o esvaziamento dos ativos da TAP SGPS, que deixou de ter qualquer participação na TAP SA, dona da transportadora aérea.

O CEO da companhia brasileira já ameaçou romper o acordo comercial entre a Azul e a TAP no Brasil, tendo informado os interessados na privatização da companhia portuguesa dessa possibilidade. O diferendo esteve também na agenda da recente visita do ministro dos Portos e Aeroportos brasileiros a Portugal, que inclui um encontro com o Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Azul pede análise a “incumprimento” pela TAP em empréstimo de 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião