“Quanto mais cedo se começar, mais cedo temos tempo de falhar e de crescer”

  • ECO
  • 11 Novembro 2024

Define-se como uma otimista incurável e diz ser muito obcecada por criar valor. Estamos a falar de Sara do Ó, CEO do grupo Your, sexta convidada do podcast “E Se Corre Bem?”

Sara do Ó é conhecida pelo seu espírito empreendedor e uma incansável vontade de criar valor. Com um percurso marcado pela inovação e pelo apoio à gestão de Pequenas e Médias Empresas (PME), a empreendedora descreve-se como uma “otimista incurável” que sempre acreditou que “não há impossíveis.” Obcecada por aprendizagem e por desenvolver as suas competências, diz que o seu caminho é de constante aperfeiçoamento: “tens de estar sempre em aprendizagem e à procura de algo que consigas trazer para casa e que te ensine algo de novo.”

"Tive a sorte de ter um pai que sempre me disse que a melhor coisa que me podia dar era o acesso ao mundo”

Sara do Ó, CEO do Grupo Your

Para Sara do Ó, a inspiração está no mundo e nas experiências que teve ao explorar outras culturas. Cresceu com a noção de que o conhecimento do “outro” é a base da inovação. “Tive a sorte de ter um pai que sempre me disse que a melhor coisa que me podia dar era o acesso ao mundo,” explica. Embora a sua trajetória tenha começado num “mundo colorido” – inspirado pela magia da Disney e a capacidade de acreditar em possibilidades infinitas – acabou por se estabelecer num universo mais cinzento – o da contabilidade -, onde acabou por construir algo seu.

Aos 24 anos, decidiu abrir o seu próprio negócio para apoiar as PME, que considera a “espinha dorsal” da economia. Foi um caminho desafiante e de amadurecimento. No entanto, Sara do Ó vê as falhas como oportunidades para crescer, especialmente quando se começa cedo: “Quanto mais cedo se começar, mais cedo temos tempo de falhar e de crescer.” Com o tempo, aprendeu a fazer escolhas ágeis e a reconhecer que o erro não é um obstáculo, mas sim parte do processo.

Sara do Ó acredita que o sucesso é um compromisso partilhado e que o trabalho em equipa é essencial. Para a empresária, a inovação no setor empresarial exige “transparência e comunicação,” bem como um “olhar para fora do quintal,” ou seja, colaborar para criar um ecossistema mais sólido. Numa era onde muitos talentos procuram oportunidades no exterior, a empreendedora realça a importância de envolver as pessoas, atrair quem está a partir e valorizar o “brilho nos olhos” das novas gerações.

A sexta convidada do podcast E Se Corre Bem? partilha não só o seu percurso de liderança, mas também uma visão para um futuro empresarial mais humano, onde há espaço para a ambição, o erro e, acima de tudo, o amor como critério de gestão.

Este podcast está disponível no Spotify e na Apple Podcasts. Uma iniciativa do ECO, que Diogo Agostinho, COO do ECO, procura trazer histórias que inspirem pessoas a arriscar, a terem a coragem de tomar decisões e acreditarem nas suas capacidades. Com o apoio do Doutor Finanças e da Nissan.

Se preferir, assista aqui:

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Quanto mais cedo se começar, mais cedo temos tempo de falhar e de crescer”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião