Aumento de custos baixa lucros da Air France – KLM para 824 milhões no terceiro trimestre

Jogos Olímpicos e aumento de custos com pessoal ditaram uma queda de 122 milhões de euros no resultado líquido do grupo franco-neerlandês.

A Air France – KLM registou lucros de 824 milhões de euros no terceiro trimestre, menos 122 milhões do que o mesmo período do ano passado. Grupo justifica quebra com aumento dos custos e o impacto negativo dos Jogos Olímpicos.

“O terceiro trimestre revelou tendências mistas para o Grupo Air France-KLM. As receitas continuaram a aumentar, impulsionadas pelo aumento da capacidade e pela forte procura subjacente. No entanto, o resultado operacional foi significativamente afetado pelos Jogos Olímpicos de Paris, com impacto na Air France, conforme já anunciado”, afirma o CEO, Benjamin Smith, citado em comunicado.

“Na KLM, os desafios persistentes de custos aumentaram mais do que o previsto, pressionando partes do seu modelo de negócio e reforçando a necessidade de melhorias estruturais mais concretas”, acrescentou.

A companhia franco-neerlandesa aumentou a capacidade em 3,6% e transportou mais 3,5% de passageiros entre julho e setembro, tendo registado um crescimento de 3,7% nas vendas, que totalizaram 8.979 milhões de euros. “O menor tráfego internacional para Paris e menos viagens a partir de França, como consequência dos Jogos Olímpicos, resultaram numa diminuição de 160 milhões de euros na receita unitária de passageiros”, observa a Air France – KLM.

Aquela perda de receita contribuiu para uma redução de 162 milhões no resultado operacional, que se fixou em 1.180 milhões de euros. Além dos Jogos Olímpicos, esta rubrica foi ainda penalizada pelo aumento dos custos exceto combustível.

No conjunto dos primeiros nove meses do ano, a Air France – KLM conseguiu 23.582 milhões de euros em receitas, mais 4,3% do que no mesmo período de 2023. O resultado operacional recuou 469 milhões, para 1.204 milhões, e o resultado líquido caiu 711 milhões para 510 milhões.

O grupo registou um aumento do endividamento superior a 1,6 mil milhões desde o início do ano, para 6.698 milhões de euros, o equivalente a 1,7 vezes o EBITDA.

Perspetivando o resto do ano, a Air France – KLM indica um nível de reservas “promissor” para o quarto trimestre, ligeiramente acima de 2023, e espera custos com combustíveis abaixo do ano passado, apesar do aumento da capacidade.

O Orçamento do Estado francês para 2025 inclui um aumento da taxa cobradas nos voos a partir do país que, segundo o grupo, terão um impacto negativo entre 90 a 170 milhões no resultado operacional do próximo ano, face ao de 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento de custos baixa lucros da Air France – KLM para 824 milhões no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião