Volume de negócios nos serviços cresce em setembro à boleia dos transportes
Em setembro, volume de negócios nos serviços aumentou 5,5% com o setor dos transportes e armazenagem a dar o maior impulso. Só os serviços de consultoria e científicas prestaram contributos negativos.
O volume de negócios nos serviços aumentou 5,5% em setembro face ao período homólogo, com o setor dos transportes e armazenagem a representar o maior contributo, revelam os dados publicados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O boletim do gabinete nacional de estatísticas indica ainda que no terceiro trimestre, o índice aumentou 5,2% face ao mesmo período de 2023 (variação de 3,9% no trimestre anterior).
De acordo com os dados, o setor dos transportes e armazenagem foi o maior contribuidor para esta variação. No período em análise, a variação deste setor foi de 8,4%, acima dos 6,4% em agosto, sendo esta “a secção que mais contribuiu (2,2 p.p.) para a variação do índice total”, informa o INE.
Já o alojamento, restauração e similares apresentou o segundo maior contributo (1,4 p.p.) originado pelo aumento homólogo de 6,9%, (2,5 p.p. superior ao período anterior.) O alojamento subiu de 6,5%, em agosto, para 6,9% em setembro e a restauração e similares passou de uma variação de 3,1% em agosto para 7% no mês em análise;
Por seu turno, “as atividades administrativas e dos serviços de apoios também contribuíram de forma positiva” (1,1 p.p.) para a variação do índice total, em resultado da variação homóloga de 6,6% em setembro (3,6% em agosto), revela o INE.
Em sentido contrário, as atividades no setor de consultoria, científicas, técnicas e similares “registaram o único contributo negativo” (-0,2 p.p.), em resultado da redução de 1,0%, taxa inferior em 15,8 p.p. à observada no mês anterior.
Olhando para o conjunto dos meses do terceiro trimestre, o INE indica que o volume de negócios nos serviços aumentou 5,2% em termos homólogos (3,9% no trimestre anterior).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Volume de negócios nos serviços cresce em setembro à boleia dos transportes
{{ noCommentsLabel }}